Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obama deve indicar chefe de gabinete à Secretaria de Tesouro

Jacob Lew, que já trabalhou no Citigroup, deve ser o substituto de Timothy Geithner

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente Barack Obama deve anunciar hoje Jacob J. Lew, 57, como o novo Secretário do Tesouro de seu governo. A notícia foi veiculada pelos principais jornais dos Estados Unidos a partir de fontes anônimas.

Lew, atualmente chefe de gabinete da Casa Branca, substituirá Timothy F. Geithner. A nomeação indica uma mudança de perfil para o cargo. Geithner, que lidou com a crise financeira causada pela recessão global, é considerado uma pessoa muito mais versada que Lew em assuntos de economia internacional e mercado financeiro.

Já o novo secretário tem mais experiência em negociações com o Congresso e conhecimentos em política fiscal. Entre os desafios do novo secretário, estão a negociação com o Legislativo de um aumento do teto da dívida pública americana, a reforma fiscal e discussões sobre cortes de gastos públicos.

Desde a década de 1980, Lew tem se envolvido em negociações com a bancada republicana sobre impostos e gastos públicos.

No passado, ele foi assessor presidencial de Bill Clinton, que o nomeou para comandar um departamento do Poder Executivo dedicado à gestão e à execução Orçamentária. Além disso, Lew já foi diretor-gerente do Citigroup e trabalhou no Departamento de Estado.

UNIÃO EUROPEIA

Os Estados Unidos expressaram ontem a sua preocupação frente à possibilidade de que o Reino Unido realize um referendo sobre a sua participação na União Europeia.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, enfrenta pressões de seu partido para realizar essa consulta, frente a um crescente sentimento antieuropeu no país. Ainda este mês, Cameron deve fazer um discurso em que explicitará seus planos em relação à UE.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página