Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'É difícil aprovar plano antiarmas', diz Obama

Presidente dos EUA baixa 23 decretos de controle, mas medidas mais importantes precisam passar pelo Congresso

Entre as propostas estão banir venda de armas de grande poder de fogo e endurecer checagem de antecedentes criminais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Diante de pais de vítimas do massacre em uma escola em Newtown e de crianças que enviaram cartas à Casa Branca pedindo segurança, o presidente Barack Obama anunciou ontem, em discurso com forte apelo emocional, um pacote de medidas para conter a violência relacionada às armas de fogo.

A grande expectativa criada sobre o plano do presidente, no entanto, esmoreceu diante dos 23 decretos de pouco impacto real -assinados na sequência do discurso e que já entram logo em vigor.

As propostas mais importantes, como obrigar a consulta de antecedentes para qualquer venda de armas, proibir armas com "características militares" -como mira telescópica-, e limitar a capacidade das armas a dez cartuchos (tiros), terão de passar pelo aval de um dividido Congresso.

Nos EUA, o pacote foi apresentado como a iniciativa de controle de armas mais importante em décadas, mas as medidas são tímidas na comparação com outros países.

O presidente admitiu a dificuldade para aprovar as medidas. "Será difícil. Haverá especialistas, políticos e lobistas alertando contra um assalto tirânico à liberdade", declarou ele, que conclamou os americanos a pressionar os parlamentares.

"Eles precisam levar essas propostas a votação, e o povo americano precisa assegurar que eles façam isso", disse.

Entre as medidas que precisam do Congresso estão ainda a aprovação de nova lei de tráfico de armas -com penas mais duras para os envolvidos no crime.

Obama pediu ainda US$ 10 milhões para que o Centro de Controle de Doenças desenvolva pesquisas sobre a relação entre videogames, imagens na mídia e a violência.

MENOS POLÊMICA

Os 23 decretos assinados por Obama, a cinco dias da posse para seu segundo mandato, não tratam dos temas mais polêmicos no debate sobre o controle de armas.

Entre as medidas que passam a valer sem a aprovação do Congresso estão novas regras para disponibilizar no sistema federal dados de antecedentes de compradores e a orientação a profissionais de saúde de que podem relatar às autoridades ameaças de violência de pacientes.

As propostas têm por base as discussões realizadas por grupos de trabalho criados a partir do massacre em Newtown, em dezembro passado, no qual morreram 20 crianças.

Obama apelou ao "senso comum" de que é preciso checar os antecedentes de compradores de uma arma. Hoje, a checagem é regra, mas há exceções para feiras de armas, onde 40% são adquiridas.

"A grande maioria dos americanos concorda sobre a necessidade de consulta aos antecedentes -incluindo mais de 70% dos membros da Associação Nacional do Rifle [NRA, lobby pró-armas]." A associação criticou as propostas. "São os proprietários de armas honestos que serão afetados", disse em nota.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página