Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Sr. Marlboro', líder de milícia é militante veterano

DE SÃO PAULO

Mokhtar Belmokhtar, comandante da brigada Al Muwaqiun bi al Dam (Signatários por Sangue), liderou por anos guerreiros da Al Qaeda no norte da África antes de criar o próprio batalhão. Ele é chamado pela inteligência francesa de "o incapturável".

Foi o grupo chefiado por ele que assumiu os ataques terroristas de ontem, na Argélia, em que 41 estrangeiros foram sequestrados no país.

De acordo com a agência de notícias da Mauritânia ANI, que mantém contato frequente com militantes na região, Belmokhtar é um jihadista veterano do deserto do Saara, além de rei do crime.

Ele está ligado a uma série de sequestros de estrangeiros na região, durante a última década. Nascido na Argélia em 1972, tem fama de um dos líderes jihadistas mais ousados dessa região desértica.

É um dos senhores da guerra mais conhecidos do Saara de acordo com a rede Al Arabiya. Ele fez fama traficando cigarros, pelo que ganhou o apelido de "sr. Marlboro".

Entrevistas com Belmokhtar em fóruns jihadistas apontam que ele começou suas atividades aos 19 anos, quando viajou ao Afeganistão para treinamento de combate. Ele retornou para a Argélia em 1992, segundo os registros.

Belmokhtar participou de diversas redes militantes islamitas. Em seguida, afiliou-se à franquia da Al Qaeda no norte da África, de que mais tarde se desligou. Ele é sentenciado à prisão perpétua pelas autoridades argelinas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página