Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reino Unido obriga bancos a isolar operações de risco

Para ministro de Finanças, não há mais no país bancos 'grandes demais para quebrar'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Por meio de um novo projeto de lei, o governo britânico vai obrigar que bancos separem sua área de operações de investimento de risco das demais operações.

O novo texto, que será apresentado ao Parlamento, prevê que o Banco da Inglaterra monitore se há garantias dos bancos de que os riscos tomados pelas áreas de investimento não afetarão suas divisões de varejo.

Se encontrar alguma violação, o governo poderá forçar os bancos a vender uma das duas atividades.

Ao falar a executivos do banco JPMorgan, o ministro das Finanças, George Osborne, disse que acabou o tempo em que os bancos eram "grandes demais para quebrar".

"Minha mensagem aos bancos é clara: se um banco desrespeita as regras, o regulador e o Tesouro terão o poder de dividi-lo totalmente", disse. "Não repetiremos os erros do passado."

O pedido pelo poder de dividir bancos partiu de parlamentares que revisaram planos do governo no final de 2012. Osborne disse esperar que o texto seja aprovado em até um ano.

A ação tem por objetivo evitar que os investimentos de risco minem a estabilidade bancária como ocorreu em 2008 -quando o governo teve de injetar 65 bilhões de libras dos contribuintes para resgatar os bancos Royal Bank of Scotland e Lloyds.

O sistema bancário do país enfrentou uma série de escândalos recentemente, como o caso do Barclays, acusado de manipular a principal taxa de juros para operações interbancárias da Europa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página