Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obama libera documentos confidenciais sobre drones

Indicado para a direção da CIA, mentor de ataques será sabatinado no Senado hoje

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu ao Departamento de Justiça que entregue a deputados de comissões relacionadas a segurança nacional documentos que respaldam legalmente a execução por drones de cidadãos americanos no exterior suspeitos de terrorismo.

A liberação ocorre em meio à pressão de legisladores democratas e republicanos sobre o tema e na véspera de o Senado sabatinar, hoje, o indicado pelo presidente para assumir a CIA (Inteligência), John Brennan.

Brennan é um dos "arquitetos" da campanha do uso de drones (aviões não tripulados) pelo governo.

Também ontem reportagem do "New York Times" revelou que os EUA construíram uma base secreta na Arábia Saudita de onde partem drones para atacar, no vizinho Iêmen, suspeitos de ligação com a rede terrorista Al Qaeda na Península Arábica.

O "NYT" relata que os primeiros ataques ao Iêmen na gestão Obama, em 2009 e 2010, foram considerados desastrosos -dezenas de civis e um popular vice-governador foram mortos- e incitaram uma série de protestos. A construção da base foi iniciada pouco depois disso.

Funcionários do governo americano afirmam que a base saudita foi usada pela primeira vez no ataque que matou, em setembro de 2011, o clérigo Anwar al Awlaki, nascido nos EUA. O caso dele está no centro da controvérsia dos papéis liberados ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página