Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marinheiros chilenos cantam 'argentinos matarei' ao treinar

Divulgação de vídeo provoca embaraço diplomático entre países

SYLVIA COLOMBO DE BUENOS AIRES

Um vídeo que mostra integrantes da Marinha chilena entoando uma canção xenófoba ganhou repercussão na internet e causou mal-estar entre o Chile e outros países.

"Argentinos matarei, bolivianos fuzilarei, peruanos degolarei", cantam os marinheiros, enquanto correm numa praia de Valparaíso. O vídeo foi captado por um transeunte e colocado no YouTube.

Em nota, o governo do boliviano Evo Morales acusou o Chile de "gerar controvérsias na região sem justificativa".

O Chile tem uma causa sobre limites marítimos com o Peru sendo julgada no Tribunal Internacional de Haia. Já os bolivianos pedem, historicamente, saída ao mar por meio do território chileno.

Os governos argentino e peruano não protestaram publicamente. Já o governo chileno qualificou de "vergonhoso" o episódio. Os 27 marinheiros foram identificados, e sanções devem ser definidas nos próximos 20 dias.

Não é a primeira vez que algo assim acontece. Em 2008, circulou vídeo em que um chefe do Exército peruano, Edwyn Donayre, dizia aos soldados para devolver em "caixões" e em "sacos plásticos" os chilenos que cruzassem a fronteira. O governo do Peru pediu desculpas.

Ainda ontem,, o portal do jornal chileno "El Mercurio" postou um vídeo em que policiais argentinos entoam um canto antichileno. "Chilenito, tenha cuidado/ porque em uma noite escura/ entrarei na sua casa/ e cortarei seu pescoço/ e beberei seu sangue". O vídeo fora postado em 2012, mas logo retirado do ar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página