Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nevasca nos EUA deixa 650 mil sem luz

Pelo menos oito pessoas morrem, sendo três no Canadá; após cancelamentos, aeroportos reabrem em Nova York

Massachusetts proíbe viagens de carro pelas estradas; tempestade é uma das dez maiores da história americana

DE NOVA YORK

A tempestade de neve que atingiu o nordeste dos EUA na sexta-feira e ontem se intensificou e chegou até o Canadá deixou sem energia 650 mil pessoas em nove Estados americanos. Foram registradas ao menos oito mortes e mais de 6.000 voos foram cancelados.

Em uma estrada perto de Poughkeepsie, no Estado de Nova York, uma jovem perdeu o controle do carro e matou um homem de 74 anos.

Uma mulher de 80 também foi atropelada quando limpava o acesso à sua casa, em Connecticut. No mesmo Estado, um idoso de 73 foi encontrado morto após escorregar e outro homem de 40 teve um colapso quando retirava o acúmulo de neve da rua.

Em Boston, um menino de 11 anos morreu intoxicado por monóxido de carbono ao entrar em um carro ligado para se aquecer enquanto o pai retirava a neve em volta. O cano de descarga estava obstruído e o gás entrou no veículo.

As outras três mortes ocorreram em acidentes de carro no Canadá, atribuídos ao acúmulo de neve.

Apelidada de "Nemo" pelo canal de TV Weather Channel, a tempestade de neve foi uma das dez maiores desde que elas começaram a ser medidas, no século 19. O Serviço Nacional de Meteorologia avalia que o pior já passou.

Ontem, os aeroportos nova-iorquinos John F. Kennedy e La Guardia reabriram pela manhã, após ficarem fechados boa parte da noite de sexta. As empresas aéreas confirmaram a maioria dos voos de ontem entre o Brasil e Nova York.

Em Boston, a expectativa era de que o aeroporto permaneceria fechado até hoje. Além de Nova York, quatro Estados (Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e Maine) declararam estado de emergência, o que permite maior flexibilidade para mobilizar recursos.

Em Massachusetts, o governador proibiu viagens de carro pelas estradas, com direito a multa de US$ 500 e até um ano de prisão.

Comparada com áreas de Massachusetts, Long Island e Connecticut, Nova York foi relativamente poupada pela tempestade. No Central Park (NY), o acúmulo de neve chegou a 30 cm de altura; em Boston, superou 70 cm.

O fim de semana dos moradores será de muitas pás para limpar a neve acumulada, antes que derreta e deixe as calçadas escorregadias.

Escolas permaneceram fechadas desde sexta e, para milhares de crianças, ontem foi dia de brincar e fazer bonecos de neve -suas fotos ocuparam boa parte do tempo da cobertura das TVs.

Vários restaurantes e lojas em Nova York também não abriram.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página