Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Venezuela divulga fotos de Chávez, que não pode falar

Presidente fez uma traqueostomia; são as primeiras imagens em 67 dias

Esquerdista "se faz entender" ou escreve decisões, diz genro; para opositor Capriles, governistas mentem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após hiato de 67 dias, o governo da Venezuela divulgou ontem as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba, e informou que ele respira por meio de um tubo instalado na traqueia que "lhe dificulta temporariamente" a fala.

Nas fotos, apresentadas em cadeia nacional de TV na Venezuela, Chávez está ao lado das duas filhas mais velhas, María Gabriela e Rosa Virginia. Os três olham para uma edição de anteontem do jornal cubano "Granma", recurso usado para dar confiabilidade à data do registro.

Com o rosto inchado, mas sorrindo e corado, Chávez está deitado no que parece ser uma cama de hospital.

O presidente fez em 11 de dezembro a quarta cirurgia para tratar um câncer na zona pélvica -ele jamais revelou o tipo de câncer.

A convalescência impediu Chávez, reeleito em outubro para governar até 2019, de viajar à Venezuela para tomar posse de seu novo mandato, em 10 de janeiro.

Segundo o comunicado do governo, Chávez se submeteu a uma traqueostomia, a introdução de uma cânula na traqueia para ajudar a respiração, como resposta à insuficiência respiratória que enfrenta desde a operação.

Num sinal de que o presidente venezuelano pode seguir por mais semanas internado e segue combatendo o câncer, a nota diz que "a equipe médica aplica tratamento enérgico para a doença de base, o que não está isento de complicações".

Genro de Chávez e ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza também indicou que o retorno de Chávez a Caracas pode demorar, afirmando que ele precisa "percorrer um longo caminho" para recuperar a sua saúde.

"SE FAZ ENTENDER"

"Aí está o comandante, que não só está vivo, mas está tomando decisões nos âmbitos familiar, governamental e, como nunca, com uma clareza sobre os rumos da revolução", disse Arreaza, casado com Rosa Virginia.

O ministro, que tem acompanhado Chávez em Havana, insistiu que as limitações do presidente, especialmente a "dificuldade para se comunicar verbalmente", não o impedem de governar.

"É possível entender perfeitamente suas decisões, isso quando não as escreve. Ele se comunica e se faz entender. Não tem a voz característica, mas isto é um processo reverssível e esperamos voltar a escutá-lo."

As imagens provocaram imediata reação do governador do Estado de Miranda e principal nome da oposição, Henrique Capriles Radonski.

"Há uns dias os mentirosos diziam que falavam com o presidente, agora dizem que ele não pode falar. Fazem troça de sua própria gente", disse Capriles no Twitter.

Para Luis Vicente León, analista do instituto de pesquisas Datanálisis, as fotos "validam emocionalmente para as massas a ação interina de [Nicolás] Maduro". O vice foi escolhido como herdeiro político de Chávez e será o candidato governista em caso de novas eleições.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página