Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Revista cristã de Cuba defende eleição direta

NEWTON CARLOS ESPECIAL PARA A FOLHA

A revista "Espacio Laical", editada com o aval da Arquidiocese de Havana, pediu em editorial que o sucessor de Raul Castro na Presidência de Cuba seja eleito por "voto livre, secreto e direto". Lembrou que Raul propôs, em 2012, que altos cargos políticos sejam ocupados só por dois mandatos.

Em fevereiro, diz "Espacio Laical", acaba o processo eleitoral em curso, Raul é reeleito e, se cumprir o que anunciou, estará no último período como governante.

No pós-Raul, a revista católica espera que possam concorrer e eleger-se "cidadãos que não adotem a ideologia do Partido Comunista". No atual sistema eleitoral cubano, "o povo não tem nenhum nível de participação nas escolhas dos governantes de municípios, províncias e chefes de Estado e do governo e seus vices, bem como do Conselho de Estado".

Para "Espacio Laical", um novo modelo para eleger o presidente "pode começar adotando o voto livre, secreto e direto". Entre os elegíveis deverão estar "necessariamente" não militantes do Partido Comunista.

A revista católica se declara convencida de que "a realidade obrigará o Partido Comunista a modernizar-se". Caso contrário, "aniquilará ainda mais o pais, além de esvair-se como força política". Ainda mais se não adotar "visão atualizada da realidade cubana, de suas angústias e seus anseios, e não redefinir o sistema social, político e econômico".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página