Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Arcebispo de SP celebra papa na catedral da Sé

FABIANO MAISONNAVE DE SÃO PAULO

Às vésperas de embarcar a Roma, onde participarão da escolha do novo papa, os cardeais dom Odilo Scherer e dom Cláudio Hummes participaram, na catedral da Sé (centro), da Cátedra de S. Pedro, celebração anual em homenagem ao cargo máximo da Igreja Católica.

Atual arcebispo de São Paulo e apontado como "papável" por analistas, Scherer, 63, fez apenas uma breve menção à renúncia de Bento 16, na abertura da cerimônia.

Coube a dom Cláudio, 78, promover uma defesa firme de Bento 16, com quem trabalhou entre 2006 e 2010 como prefeito da Congregação para o Clero, encarregado da formação dos padres.

"Ele nos dá um grande exemplo de humildade, de despojamento, de não estar aferrado ao poder", afirmou dom Cláudio, bispo emérito de São Paulo, a uma catedral quase cheia de fiéis.

"Rezo pouco a pouco para o conclave que está aí, para que nós, cardeais, sejamos atentos ao Espírito Santo, e não a outros interesses", disse dom Cláudio, ao encerrar a sua intervenção.

Os dois devem chegar a Roma a tempo de participar da despedida de dom Bento 16, na quarta-feira.

No fim da tarde, dom Odilo inaugurou uma exposição de medalhas papais no Museu de Arte Sacra, mas não quis responder a perguntas sobre a sucessão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página