Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Data do conclave foi consenso, diz porta-voz

DOS ENVIADOS A ROMA

A decisão de iniciar o conclave na terça foi votada por uma "imensa maioria", afirmou ontem Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Mais descontraído que nas últimas entrevistas, Lombardi disse que o consenso obtido na reunião de anteontem mostra serem infundados os relatos de que havia grande divisão entre os cardeais.

Nas últimas semanas, membros da Cúria (gabinete do papa) defendiam a convocação rápida do conclave, mas cardeais estrangeiros, notadamente os dos EUA, preferiam prazo maior para discutir problemas da igreja.

Lombardi informou que os cardeais acordaram se mudar para a Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, a partir das 7h da terça. Amanhã, todos eles rezarão missa em igrejas da cidade designadas a eles quando foram nomeados pelo papa -que, pela tradição católica, é o bispo de Roma.

A última reunião pré-conclave também será amanhã. A primeira votação dos cardeais será realizada na tarde do dia em que se instala o conclave: eles seguirão para a Capela Sistina às 16h30 de terça, votarão e encerrarão as atividades do dia às 19h15, quando voltam a Santa Marta.

Ontem, foi instalada na Sistina a chaminé por onde sairá a fumaça branca que indica a escolha do novo papa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página