Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cheesecakes sustentam freiras dos EUA

Por JAN HOFFMAN

CAMBRIDGE, New York - Quando as freiras de New Skate fazem doces, elas oram.

"A Bíblia recomenda: 'Ore sempre'", comentou a irmã Cecelia Harvey, prioresa desse convento no interior rural do Estado de Nova York. "Como não ter consciência de Deus quando você coloca queijo numa tigela e mistura os ingredientes?"

Há pelo menos 1.500 anos, religiosos de ordens monásticas vêm produzindo alimentos e bebidas alcoólicas para vender e trocar. Em dezembro, os monges belgas da abadia de St. Sixtus [São Sisto], que geralmente vendem no mosteiro a apreciada cerveja preta que produzem, a Westvleteren 12, autorizaram excepcionalmente a venda de caixas contendo seis garrafas da cerveja e dois copos para cobrir os custos de reparos à sede do mosteiro.

As Freiras Ortodoxas Orientais de New Skete produzem, congelam e vendem 13 sabores de cheesecake. Elas se sustentam desde 1969, quando se separaram da Igreja Católica para fundar seu próprio convento. Mas agora as sete freiras têm entre 61 e 90 anos de idade. Como poderão continuar?

As freiras e seus vizinhos do Monastério de New Skete, conhecido por seu programa de criação de pastores alemães e pela publicação de livros sobre treinamento de cachorrinhos, compartilham um administrador de empresas, diretor de marketing e especialista em tecnologia para seus negócios on-line.

Em 2012, mais de 10 mil cheesecakes foram vendidos pelas freiras. A padaria delas tem capacidade para produzir 400 cheesecakes por vez. Com a ajuda de cinco assistentes em tempo parcial, as freiras vão para a cozinha um ou dois dias por semana durante 37 semanas do ano.

No inverno passado, elas lançaram um novo sabor: um cheesecake de framboesa. Elas também estão desenvolvendo um cheesecake sem glúten. Juntamente com os monges, elas têm uma página no Facebook e um site na internet para seus produtos comerciais, além de outro site e outra página no Facebook para divulgar suas crenças espirituais e homilias.

Trinta e cinco anos atrás, as freiras estavam procurando maneiras de se manterem financeiramente à tona. Elas já tinham feito faxina em casas na cidade, costurado vestes sacramentais e ajudado os monges a criar os cachorros. Então um abade da Igreja Ortodoxa nos Estados Unidos sugeriu que tentassem vender um produto alimentício especial -"não algo que custe pouco, porque as pessoas gostam de se presentear com algum prazer, mesmo numa recessão econômica", ele as aconselhou, segundo a irmã Patricia Lawless.

A irmã Magdalene Oliver, que entrou para o convento de New Skete em 1975 e morreu em 2003, gostava de fazer bolos e doces. É dela a receita do cheesecake básico que as freiras continuam a fazer. Seu cheesecake de dois quilos tem aroma de limão, é coberto de farofa doce de baunilha e é vendida no varejo por US$ 41. "Não colocamos 'simples' no rótulo", contou a irmã Patricia. "'De luxo' soa melhor."

Os bolos, cuja fama cresceu com a divulgação boca a boca, são transportados envoltos em gelo e numa embalagem que diz "Eleito o melhor cheesecake da Tri-Cities Area" -a área que abrange Albany, Schenectady e Troy, duas horas ao norte de Manhattan.

"Tudo que poderia ter dado errado já deu", contou a irmã Cecelia numa visita à padaria.

A autonomia das freiras permeia o convento. As freiras fabricam os cortadores de cheesecake, os carrinhos e as caixas para os cheesecakes em sua própria marcenaria. Mandaram fazer sob medida os suportes giratórios em que os cheesecakes são expostos.

O dia delas começa às 7h15 com o Ofício de Leituras. Seus pastores alemães de estimação vigiam o saguão. Usando vestes simples e em fila indiana, as freiras entram silenciosamente na capela modesta e, depois de acender sete velas, recitam as orações em coro, sem acompanhamento. "Ó Deus, cria em mim um coração puro", cantam. "Em meu ventre, um espírito novo e constante."

A irmã Patricia tem outro ritual que segue com fidelidade. "Aprecio uma fatia pequena de cheesecake todos os dias", revelou. "Não gosto de licores. Mas nosso cheesecake de Kahlua [licor à base de café] é um dos meus favoritos."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página