Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Universidades públicas constroem alojamentos religiosos

Por KIM SEVERSON

TROY, Alabama - Vários sinais indicam que, no mais novo prédio residencial estudantil da Universidade Troy, a vida não gira em torno de festas e cerveja. No saguão, estudantes com Bíblias na mão se reúnem para prestar testemunhos cristãos. Um quadro na porta de um quarto exibe um trecho dos Salmos. E, no centro pastoral católico, que ocupa uma área de 200 metros quadrados, as noites são dedicadas a debates comandados por clérigos.

Citando relatos de estudantes que dizem estar sedentos por mais opções de cunho religioso no campus, a direção da Troy, a terceira maior universidade pública do Alabama, abriu o alojamento estudantil Newman Center neste semestre para receber estudantes que buscam uma experiência de residência universitária que inclua a religião.

Dormitórios kasher, residências universitárias cristãs e alojamentos especializados, baseados em valores, já viraram parte da vida universitária moderna. Mas o alojamento estudantil neste campus de 7.000 alunos faz parte de uma nova onda de residências universitárias de temática religiosa, algo que estudiosos constitucionais e outros dizem estar esticando os limites do apoio que uma universidade pública pode legalmente dar à religião. "Não se trata de fazer proselitismo, mas de trazer para o campus uma oportunidade baseada em valores", disse o reitor da Universidade Troy, Jack Hawkins Jr.

Nem todos concordam.

"Isso parece conluio", disse Annie Laurie Gaylor, presidente do Fórum Livre de Religiões.

"A ideia de residências universitárias baseadas em religião nos preocupa muito. É algo muito insidioso."

Neste ano a construtora particular católica Newman Student Housing Fund ajudou a erguer a residência em Troy e outra no campus da Universidade Texas A&M em Kingsville. O sul dos EUA, com grande proporção de pessoas que frequentam a igreja regularmente, vê com bons olhos a presença da religião no campus universitário.

A fundação privada da Universidade Troy financiou o alojamento, que custou US$ 11,8 milhões, com a ajuda de um banco local e arrendou o terreno da universidade por US$ 1.

"É um alojamento com destaque para a fé, mas a fé pode ser qualquer coisa, desde o ateísmo até o catolicismo", disse o católico de 19 anos Dom Godwin. Menos de 3% da população do Alabama é católica.

Alguns especialistas constitucionais discordam.

"Se você cria um alojamento de base religiosa e o amplia para aceitar estudantes de todas as religiões, mesmo assim está cometendo um erro constitucional", disse Charles C. Haynes, do Centro da Primeira Emenda Constitucional, em Washington. "Dois erros constitucionais não produzem um acerto constitucional. Uma universidade não pode tomar partido em matéria de religião. Em especial, não pode proporcionar certos benefícios a pessoas religiosas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página