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New York Times

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BlackBerry corteja mercados emergentes

Por JOE COCHRANE

JACARTA, Indonésia - Um smartphone voltado para mercados emergentes da Ásia e da América do Sul é a nova esperança da BlackBerry. Inicialmente disponível apenas na Indonésia, o BlackBerry Z3 foi um passo importante para a empresa em dificuldades, disse seu presidente, John S. Chen. "A BlackBerry tem uma nova tecnologia e é financeiramente estável", afirmou Chen. "O Z3 é o primeiro passo para confirmar isso."

Em 2012, Thorsten Heins foi nomeado presidente para reanimar a empresa, mas saiu no final do ano passado quando uma oferta de aquisição da BlackBerry fracassou. O mercado da empresa nos Estados Unidos encolheu, e ela teve um prejuízo de US$ 5,9 bilhões em seu último ano fiscal.

Chen tomou as rédeas e disse que pretendia se concentrar nos negócios menores da empresa, de software e serviços, mas acrescentou que a BlackBerry continuaria vendendo telefones."Quando as pessoas pararem de se preocupar com a empresa BlackBerry", disse Chen, "nossos produtos voltarão a ficar em alta".

Chen negou que o modelo touchscreen Z3, de baixo custo, fosse o derradeiro esforço da empresa para se manter relevante no setor. Não foram divulgados dados sobre as vendas desse smartphone.

"Se esse modelo fizer a empresa crescer novamente, nem que seja um crescimento pequeno e constante, ele poderá ser considerado um sucesso", comentou Ryan Lai, analista de mercado na empresa de consultoria IDC, segundo a agência Reuters. "Isso significa que ainda há espaço para a BlackBerry na Indonésia."

A BlackBerry produziu o Z3 em parceria com o Foxconn Technology Group de Taiwan. Chen disse que essa parceria deu à BlackBerry a capacidade de concorrer em mercados emergentes e que, se as vendas forem bem, isso "poderá ser um sinal de futuras novidades".

Embora a Foxconn nada possa fazer para reverter a queda de popularidade da BlackBerry, a parceria porá fim a várias incertezas financeiras para Chen. Grande parte do prejuízo de US$ 5,9 bilhões relatado pela BlackBerry no ano passado foi causada pela interrupção na produção de telefones que tiveram baixa demanda e de componentes desnecessários. Agora, a Foxconn assume esse risco.

Michael J. Palma, analista na IDC, disse que a BlackBerry vai se beneficiar do poder aquisitivo da Foxconn, que é mais conhecida como montadora de iPhones e iPads. A Foxconn também ajudará a BlackBerry a agilizar ciclos de desenvolvimento.

A BlackBerry pretende vender o Z3 em outros seis mercados asiáticos, incluindo Índia, Malásia, Filipinas e Vietnã, e espera vendas "na casa dos milhões" em toda a região.

Na Indonésia, o telefone custa 2,2 milhões de rupias, ou cerca de US$ 190, no varejo. As palavras "Jakarta Edition" estão gravadas em uma edição limitada de 25 mil unidades.

O smartphone tem aplicativos especiais para usuários indonésios, incluindo serviços de bancos e turismo locais e uma lista de lugares que vendem alimentos halal, para consumidores islâmicos.

Colaborou Muhammad Rusmadi, de Jacarta


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