Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Qatar apoia extremistas e afasta aliados

Emirado do golfo Pérsico apoia islamismo político enquanto tenta amolecer o Ocidente

Respaldo a extremistas causa críticas ao Qatar

Por DAVID D. KIRKPATRICK

CAIRO - De pé à frente do salão de conferências em Doha, o xeque visitante disse à plateia de ricos qatarianos que para ajudar os moradores sofridos da Síria eles não deveriam se incomodar em fazer doações para programas humanitários ou para o Exército Livre Sírio, apoiado pelo Ocidente.

"Deem seu dinheiro para os que o gastarão na jihad [guerra santa], e não em ajuda", implorou o xeque Hajaj al-Ajmi, recentemente identificado pelos Estados Unidos como um angariador de fundos para a Frente al-Nusra, a filial síria da Al Qaeda.

O Qatar é uma pequena monarquia do golfo Pérsico, rica em petróleo, onde os EUA têm sua maior base militar no Oriente Médio. Mas durante anos ela consentiu tacitamente com a captação de fundos pelo xeque Ajmi e outros como ele.

Depois de seu pedido, que ele gravou em 2012, um locutor esportivo da rede Al Jazeera, propriedade do governo do Qatar, o elogiou. "O xeque Ajmi sabe o que diz sobre ajudar os sírios", declarou o locutor Mohamed Sadoun el-Kawary, no mesmo palco.

A carreira do xeque Ajmi como angariador de fundos é um exemplo de como o Qatar há muitos anos ajuda a apoiar um leque de grupos islâmicos em toda a região, oferecendo abrigo, mediação diplomática, ajuda financeira e, em certos casos, armas.

O xeque Ajmi e pelo menos meia dúzia de outros identificados pelos EUA como captadores de fundos privados para a franquia síria da Al Qaeda operam livremente em Doha, muitas vezes falando em mesquitas de propriedade do Estado e até ocasionalmente aparecendo na Al Jazeera.

O próprio Estado forneceu pelo menos alguma forma de assistência -seja abrigo, mídia, dinheiro ou armas- para o Taleban do Afeganistão, o Hamas de Gaza, rebeldes da Síria, milícias na Líbia e aliados da Irmandade Muçulmana em toda a região.

Agora, porém, o Qatar está se vendo sob forte ataque de um alinhamento de interesses improvável, que inclui a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e Israel, todos os quais tentaram retratá-lo como padrinho de terroristas em toda parte.

Algumas pessoas em Washington o acusaram de apoiar diretamente o Estado Islâmico (EI) -facção extremista tão sanguinária que a Al Qaeda a condenou-, acusação que autoridades ocidentais, analistas independentes e diplomatas árabes críticos ao Qatar chamam de implausível e sem fundamento.

"Isso é apenas desinformação", disse Michael Stephens, um pesquisador baseado em Doha para o Instituto Real de Serviços Unidos, um centro de pesquisas britânico. "Eu não vou desculpar o que o Qatar fez: ele foi grosseiramente irresponsável em relação ao conflito sírio, como muitos outros países", disse.

"Mas dizer que o Qatar está por trás do EI é apenas retórica; é a política atrapalhando o rumo das coisas, e ela cega as pessoas para as soluções reais."

Impulsionando a enxurrada de acusações contra o Qatar há uma disputa de poder regional em que monarquias concorrentes do golfo Pérsico apoiaram representantes opostos em lugares disputados como Gaza, Líbia e especialmente Egito.

No Egito, o Qatar e a rede Al Jazeera apoiaram o antigo governo liderado por políticos da Irmandade Muçulmana. Outras monarquias do Golfo há muito tempo desprezam a Irmandade por considerá-la uma força organizada que poderia ameaçar seu poder interno, e apoiaram o golpe militar que depôs o presidente pró-islâmico.

Qatar é dificilmente a única monarquia do Golfo que permite a captação de fundos por xeques que o governo americano relaciona à franquia síria da rede terrorista Al Qaeda, a Frente al-Nusra.

O xeque Ajmi e a maioria dos outros estão baseados no Kuait e atraem facilmente doadores da Arábia Saudita, às vezes até fazendo suas propostas em redes de televisão de propriedade saudita e kuaitiana.

Autoridades do Tesouro dos EUA destacaram os dois emirados como "jurisdições permissivas" para a captação de fundos para grupos terroristas.

Em muitos casos, segundo vários analistas, o Qatar tentou equilibrar a aposta no futuro do islamismo político como força regional com o desejo de não alienar o Ocidente. Ele voltou um olhar cego para a captação de fundos privados para grupos ligados à Al Qaeda para comprar armas na Síria, por exemplo, mas não forneceu financiamento ou armas diretamente pelo governo.

O Qatar diz que se opõe a todos os "grupos extremistas", incluindo o Estado Islâmico. "Rejeitamos suas opiniões, seus métodos violentos e suas ambições", disse recentemente o ministro das Relações Exteriores do Qatar, Khalid al-Attiyah.

Mas postagens na mídia social e aparições na televisão mostram que pelo menos meia dúzia de captadores de fundos para terroristas listados pelos EUA, alguns há vários anos, continuam frequentando Doha.

Em 2011, Harith al-Dari, um xeque iraquiano e líder tribal designado como captador terrorista em 2008, apareceu na Al Jazeera rezando na inauguração de uma mesquita estatal em Doha, a poucos passos do príncipe herdeiro do Qatar e atual regente do emirado, xeque Tamin Hamad bin Hamad al-Thani.

"Os países árabes não nos deixam discutir coisas com eles e nos queixarmos a eles -exceto um ou dois", disse o xeque Dari em uma entrevista na televisão em janeiro. Ele falou na rede Al Jazeera do Qatar, emirado que evidentemente estava entre esses "um ou dois" países.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página