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New York Times

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Vender cosméticos requer mais que fama

Por BEE-SHYUAN CHANG

A atriz Drew Barrymore diz estar tão ocupada com os cosméticos que está produzindo em parceria com a Maesa que pausou praticamente todas as outras coisas de sua carreira. "Detesto quando a pessoa apenas põe seu nome nos produtos", diz ela.

Barrymore, 37, está ingressando num campo repleto de rostos famosos que, depois de estrelarem inúmeros comerciais, passaram ao mundo empresarial.

Uma história de sucesso reconhecido é a de Iman Abdulmajid, 57, ex-modelo que em 1994 lançou uma linha de maquiagem fundamentada em bases para mulheres de cor. "Eu sabia que não seria modelo para sempre."

Iman criou sua própria base de maquiagem para levar às suas sessões de fotos (muitos lugares só tinham base para mulheres brancas) e depois começou a vendê-la na J.C. Penney. Hoje sua marca é vendida em 2.000 lojas pelo mundo afora e na Ulta.com.

Iman ainda é a executiva-chefe de sua própria empresa.

Em 2004, outra modelo, Cindy Crawford (hoje com 46 anos) optou por programas "infomerciais" (contração de informativo e comercial) para promover a linha de cuidados para a pele Meaningful Beauty, que desenvolveu com o Dr. Jean-Louis Sebagh.

O ano passado foi o mais lucrativo até agora da Meaningful Beauty, com vendas de quase US$ 175 milhões, segundo a empresa. Cindy Crawford também tem uma linha de decoração residencial.

"A partir do momento em que abri essas empresas, descobri que, apesar de haver especialistas em finanças ou marketing, ninguém sabe mais do que eu sobre minha marca."

Enquanto isso, a bem-sucedida modelo Leilani Bishop, 36, está vivendo um bom momento com óleos perfumados. Ela está ampliando sua linha para abranger fragrâncias para a casa e óleos para o corpo.

Mas a fama não é garantia de sucesso instantâneo como empreendedora no setor de cosméticos, como pode atestar a atriz e ex-modelo Josie Maran.

Em 2004, Maran, 34, abriu uma companhia de beleza com produtos baseados no óleo de argan (feito das nozes da árvore Argania spinosa, do Marrocos). Em um ano, enquanto ainda estava na fase de desenvolvimento, Maran estava quase falida.

"Meu contador disse 'você vai ter que vender sua casa', então saí em busca de dinheiro, mas foi impossível", contou a atriz. Ela não desistiu, e seus produtos, lançados em 2007, começaram a encontrar compradores. Hoje a Josie Maran Cosmetics é uma das marcas mais vendidas na Sephora.

O setor tem suas armadilhas. Em outubro passado, a Jemma Kidd Makeup School, empresa fundada pela ex-modelo Jemma Kidd, 37, deu entrada num pedido de falência no Reino Unido. A linha JK Jemma Kidd saiu de produção. "Confiei nas pessoas erradas", contou Kidd. "Tive filhos e precisei me afastar da empresa por algum tempo. Além disso, eu não tinha tino para os negócios."

De acordo com Cindy Crawford, "tudo se resume ao produto, não importa quão famosa você seja".


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