Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ensaio - Melena Ryzik

'Outsiders' conquistam sucesso

PARK CITY, Utah - Quvenzhané Wallis, a estrela de "Indomável Sonhadora" ("Beasts of the Southern Wild"), subiu ao palco após a première do filme no Festival Sundance de Cinema do ano passado ao lado de seus colegas de elenco e dos criadores do filme.

"Gosto de fazer festa!", disse a menina, então com oito anos, encantando instantaneamente a plateia de 1.300 pessoas.

Desde então, "Indomável Sonhadora" passou de favorito em Sundance a candidato ao Oscar, e as festas foram muitas.

O filme recebeu indicações para melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor atriz. Wallis, que hoje tem nove anos, é a atriz mais jovem da história a ter sido indicada ao Oscar nessa categoria.

Nada disso mudou sua personalidade. Wallis é aluna da 4a série em Houma, em Louisiana, onde vive com seus pais e irmãos mais velhos.

Quando não está ocupada sendo estrela de cinema, a menina gosta de ler e assistir a jogos de basquete. Mas ser estrela lhe garantiu bons acessórios, como sapatos com brilho e uma bolsa de cachorrinho.

A história por trás de "Indomável Sonhadora" é tão importante para o encanto do filme quanto a ambientação de realismo mágico. Trabalho de estreia criado por cineastas "outsiders" de Hollywood, quase inteiramente com atores amadores, o filme recebeu apoio dos laboratórios do Sundance Institute, onde seus criadores aprimoraram a história de uma garotinha e seu pai moribundo numa comunidade pobre do sul dos EUA. Com orçamento de US$ 1,8 milhão, "Indomável Sonhadora" foi rodado em Louisiana e concluído apenas três dias antes da première em Sundance.

"Foi uma semana de muita emoção", recordou o produtor Dan Janvey. O elenco e a equipe técnica estavam trabalhando no filme há três anos e meio, para isso vivendo modestamente em Nova Orleans. Cento e trinta deles compareceram à première.

"Lembro de ter chorado de exaustão nos primeiros minutos do filme", comentou o diretor Benh Zeitlin.

Para Janvey, "Indomável Sonhadora" não seria o que é, nem de longe, sem o Sundance Institute. Ele próprio é cria do laboratório de produtores de Sundance. Benh Zeitlin e Lucy Alabar, que adaptou o roteiro a partir de sua própria peça, também passaram pelos laboratórios. "Quando os laboratórios apostam num filme, eles o ajudam até a conclusão", falou Janvey.

"Indomável Sonhadora" recebeu o grande prêmio do júri para melhor filme dramático em Sundance e, em maio, o prêmio Caméra d'Or no Festival de Cannes, onde Wallis se divertiu dando algumas voltas numa xícara gigante num parquinho de diversões.

Sua mãe, Qulyndreia, é sua assessora no filme. A família não pensa em se mudar para Los Angeles, embora Wallis já tenha participado de outro filme, este dirigido por Steve McQueen, contracenando com Dwight Henry, que representou seu pai em "Indomável Sonhadora".

Henry continua a gerenciar o café e a padaria Buttermilk Drop, em Nova Orleans. Ele contou que foi o etos dos jovens cineastas que o levou a atuar no filme.

"O fato de confiarem todo o filme e todo o orçamento que tinham em mim e em uma garotinha de seis anos, sendo que nunca tínhamos atuado antes, significou muito para mim."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página