Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kenneth Maxwell

Bisbilhoteiros & Cia.

Edward Snowden acaba de se integrar a um ilustre grupo de denunciantes.

Mas, diferente de Julian Assange --o australiano que fundou o WikiLeaks, hoje refugiado na Embaixada do Equador, no andar térreo de um edifício em Knightsbridge, Londres-- e de Bradley Manning --soldado norte-americano que está sendo julgado em Fort Meade, Maryland, pelo vazamento de centenas de milhares de arquivos digitais--, Snowden por enquanto continua livre, morando em Hong Kong.

Do seu quarto de hotel em Hong Kong, ele apareceu em uma entrevista em vídeo para justificar suas ações ao revelar informações sobre o projeto Prism, uma operação de espionagem altamente secreta, aos jornais "Washington Post" e "Guardian".

Depois, voltou a desaparecer. O Departamento de Justiça dos EUA diz estar "iniciando uma investigação", mas não fez outros comentários. Snowden não tem dúvida de que os norte-americanos o apanharão, se puderem, quer diretamente, quer por meio de extradição extrajudicial, quer por meio de terceiros.

Snowden, 29, era funcionário da Booz Allen Hamilton no Havaí e aparentemente trabalhava como prestador de serviços técnicos à CIA e à Agência de Segurança Nacional (NSA). Ao expor a bisbilhotice norte-americana, ele alega estar agindo em defesa do interesse público. Seu maior medo, diz, é que seu alerta quanto ao imenso escopo da espionagem eletrônica dos EUA seja ignorado ou, pior, justificado como custo necessário e aceitável da luta incessante contra o terrorismo mundial.

Manning já é um herói improvável na história das grandes denúncias. Admitiu ser culpado por dez das acusações contra ele, mas a Promotoria persiste em sua corte marcial por "ajudar o inimigo", que pode lhe valer sentença de prisão perpétua. O veterano entre os grandes denunciantes, Daniel Ellsberg, que entregou ao "New York Times" os sigilosos Papéis do Pentágono nos anos 70, está em campanha por Manning. O soldado é visto como traidor por alguns e como ícone gay por outros.

Assange, tendo violado os termos de sua fiança e se desentendido com antigos partidários e patrocinadores financeiros, está refugiado em Londres para evitar extradição para a Suécia, onde enfrenta acusações de agressão sexual, ainda que alegue temer o longo braço dos EUA. Ele já elogiou as ações de Snowden.

Há um velho ditado segundo o qual toda ação produz reação. Os excessos da Bisbilhoteiros & Cia. resultaram no surgimento de uma brigada muito ativa de combate à bisbilhotice, plenamente preparada para denunciar abusos, apesar das potenciais consequências para a liberdade e o bem-estar de seus integrantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página