Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Governo Dilma
Analisei e confesso que não entendi a declaração em que a presidente Dilma Rousseff diz o seguinte: "Lula não vai voltar porque ele não saiu" ("Poder", 28/7). Ela quis dizer que é uma presidente "laranja"? É Lula quem ainda manda?
CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

Dilma afirma que Lula "não volta porque ele não saiu" e que ambos são "indissociáveis". É impressionante a desfaçatez com que a presidente da República afirma essa ignomínia a seu descrédito. É lamentável para com o povo que a elegeu.
LEILA LEITÃO (São Paulo, SP)

Visita do papa
O papa Francisco deu aos nossos ilustres políticos uma lição de humildade, generosidade e respeito ao povo. Pena que nenhum dos políticos possa ter a mesma autenticidade, peculiar a um homem honesto, sincero e generoso como Francisco. Cabe esclarecer que sou ateu, mas isso não impede minha admiração por essa pessoa extraordinária.
ANTONIO FRANCO (Tremembé, SP)

Muito se tem falado sobre a bondade e a humildade do papa Francisco. Como pode ser boa e humilde uma pessoa que defende que meninas e mulheres estupradas carreguem no ventre o filho do seu agressor?
ORLEI ARAÚJO (São Paulo, SP)

Ao deixar o Brasil, o papa fez uma autocrítica: a de que a Igreja Católica está "atrasada" e tem estruturas "caducas". E o inferno, ainda existe? Lembrei-me dos milhões de infelizes que ali sofrem, condenados ao fogo eterno. Haverá esperança para eles?
ARSONVAL MAZZUCCO MUNIZ (São Paulo, SP)

Joaquim Barbosa
A entrevista do presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao jornal "O Globo" de domingo é um verdadeiro show de arrogância, preconceito e soberba.
Ao ser questionado se seria candidato a presidente da República, respondeu que o Brasil não está preparado para ter um presidente negro. Ele se acha tão importante que considera que o país é que tem de estar preparado para ele, e não ele estar preparado para o país. Talvez se ache bom demais para o cargo.
Continuando em sua prepotência, o ministro investiu contra a mídia por revelar verdades a seu respeito, alegando que invadiu sua privacidade. Ora, ele exerce cargo público altamente relevante, pago pelo povo. Seus negócios, portanto, não são privados. Se ele teme por essa exposição, fica a dúvida sobre o porquê disso. Falta ainda muito preparo ao ministro Joaquim Barbosa para ele aspirar à Presidência.
FLÁVIO RODRIGUES FONSECA (Mendes, RJ)

Mobilidade urbana
Acompanhei com interesse um precioso texto sobre urbanismo na "Ilustríssima" (28/7), "A marca humana". O arquiteto Jan Gehl quer ver as cidades a pé. Hoje, falar em mobilidade é cuidar também dos espaços públicos e das nossas judiadas calçadas. Também não queremos ver mais nenhum ribeirão ou rio canalizados. Compartilhar a pé uma cidade muda todo o foco do problema da mobilidade urbana.
MARIA CONSUELO PAULINI (Ouro Fino, MG)

Bolsa Família
Em relação à reportagem "PF poupou Caixa ao investigar boatos sobre Bolsa Família" ("Poder", 24/7) a Polícia Federal esclarece que o relato não condiz com a integralidade dos fatos investigados. Isso porque, dentre todos os motivos que levaram as pessoas [que recebem o Bolsa Família] aos caixas no dia 20 de maio, o fato relatado na reportagem foi apenas um de muitos outros encontrados durante as investigações. Esse dado, inclusive, já fora anteriormente confirmado pela PF por meio de nota.
Não há materialidade criminosa alguma que justifique ações de cunho policial, e qualquer solicitação de dados seria descomedida e incompatível com a natureza da própria investigação. As entrevistas realizadas com os gerentes corroboraram as informações colhidas em campo, sendo desnecessárias quaisquer outras incursões nesse sentido. A conclusão da reportagem se baseia apenas em uma parte do universo da amostragem utilizada durante a investigação. A análise de outros conjuntos de dados revelou outras teses, que também foram consideradas pelos policiais.
HUMBERTO PRISCO NETO, delegado e assessor de comunicação da Polícia Federal (Brasília, DF)

RESPOSTA DO JORNALISTA JOÃO CARLOS MAGALHÃES - A reportagem, que é baseada na íntegra do inquérito do caso, não afirma que o adiantamento do Bolsa Família pela Caixa foi a única causa da boataria, mas, sim, uma delas.

Internet
Atualmente moro em Nova York, mas tenho acesso à versão on-line da Folha, à qual tenho o prazer de ler e de me manter atualizada com as notícias sobre o Brasil.
É muito bem-vinda a coluna de Ronaldo Lemos em "Tec" (ontem). Adorei seu artigo "Brincando de Prism: como monitorar seus e-mails". Finalmente, há na prática uma ideia da dimensão da vulnerabilidade de nossas informações na web. Na minha opinião, a partir do momento em que colocamos informações pessoais na internet, devemos pressupor, por precaução, que a privacidade estará em risco.
LEODICEIA R. HINCHLEY (São Paulo, SP)

'Folhateen'
Não sou adolescente há pelo menos 12 anos, mas me sinto órfão do delicioso caderno "Folhateen", do qual fui leitor assíduo. Se a simples eliminação de um segmento já é, por si só, ruim, o término de uma seção de tão notável conteúdo é inestimável. Com tal decisão, a Folha se torna menor, lamentavelmente não só quanto ao número de páginas.
THIAGO OLIVEIRA (Jaú, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página