Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

IDHM
A evolução do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) demonstra que os avanços são graduais e constantes. Depreende-se que a construção das estruturas sociais e econômicas não é obra exclusiva do PT, e que os erros e os acertos devem ser creditados a vários governos, inclusive o do PT, e a toda a sociedade brasileira.
AIRTON MARCOS DE OLIVEIRA (Curitiba, PR)

-

Números nos ajudam a compreender o que se passa ao nosso redor. A ONU divulgou que houve evolução no IDHM do Brasil entre 1991 e 2010. Mesmo estando longe do ideal, a educação melhorou. Isso quer dizer que os próximos 20 anos serão ainda melhores. Não é só otimismo. É estatística demográfica, sem partidarismo, sem disputa. O país é um só, e todos nós temos um dedinho de mérito nisso tudo.
VICTOR ALMEIDA (Curitiba, PR)

Governo Dilma
Ao afirmar que o ex-presidente Lula nunca saiu do governo ("Poder", 28/7), é evidente que a presidenta Dilma se manifesta quanto à grande influência do ex-presidente na definição de diretrizes estratégicas e na interlocução com a classe política e os movimentos sociais.
Isso não é novidade para quem acompanha a política além dos títulos do noticiário e tem boa vontade quanto ao uso de sua relativa capacidade cognitiva.
LEONARDO REIS (Joinville, SC)

-

"Lula não vai voltar porque ele não saiu", disse a presidente à Folha ("Poder", 28/7). Nunca vi honestidade tão veemente, ao confessar em público que ela nunca governou.
MARIA EULALIA M. BUZAGLO (São Paulo, SP)

Fundação Sarney
Em respeito à opinião pública, o governo do Maranhão esclarece pontos da reportagem "Fundação Sarney é alvo de investigação" ("Poder", 28/7).
A Fundação José Sarney está em processo de liquidação, faltando apenas decidir sobre o destino de alguns bens imóveis. Com a extinção da fundação, foi formalizada a reversão, ao patrimônio do instituidor, de todos os bens que ele havia doado à instituição, tudo devidamente inventariado. Em seguida, foi feita a doação da totalidade desse acervo ao Estado do Maranhão, devidamente legalizada e constante da escritura pública de doação.
As doações de todos os bens atenderam às formalidades legais, sendo aprovadas pelo Conselho Curador da entidade e pela Promotoria de Fundações.
SÉRGIO MACEDO, secretário de comunicação social do Governo do Maranhão (São Luís, MA)

RESPOSTA DO JORNALISTA REYNALDO TUROLLO JR - Para ser considerada extinta e poder doar seu acervo, a antiga fundação precisaria ter sido liquidada, o que não ocorreu, como admite o missivista. Segundo o Ministério Público, a transferência de bens da antiga fundação privada para a nova, gerida pelo Estado, foi irregular, pois ocorreu antes da efetiva extinção da entidade. O Ministério Público afirma que não aprovou a doação.

Marina Silva
Sobre a reportagem "Sem palanques nos Estados, Marina já admite voo solo'" ("Poder", 30/7), o processo de criação da Rede Sustentabilidade está na reta final. Todos os que apoiam a criação da Rede estão concentrados no processo de coleta de assinaturas e processamento dos dados, para que o registro do partido seja efetuado dentro dos prazos previstos por lei.
É equivocado afirmar, nesse momento, que o partido já tenha definido alianças para eventual disputa eleitoral no próximo ano, que consideramos prematura, ou tenha admitido dificuldades de diálogo. A Rede reitera que as alianças serão discutidas no momento oportuno, de forma coerente a um partido em rede que não se restringe à busca da expressão da sociedade unicamente nos espaços institucionais e durante o período eleitoral.
BAZILEU MARGARIDO, coordenador-executivo da Rede Sustentabilidade (São Paulo, SP)

Papa Francisco
Não há dúvida de que o papa Francisco é uma figura carismática. Seus discursos e entrevistas são sinceros, transparentes e equilibrados. Ele, porém, parece não querer abordar o tema da pedofilia na Igreja Católica, intimamente ligado à questão do celibato. Enquanto este e outros assuntos delicados e não resolvidos não forem devidamente abordados, discutidos e sanados, não haverá carisma que resista por muito tempo às críticas, que não tardarão a se manifestar.
LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

-

Defender que meninas e mulheres estupradas carreguem no ventre o filho do seu agressor é preservar a vida. Papa Francisco é, sim, bondoso e humilde.
MÁRIO PRISCO PARAÍSO (Florianópolis, SC)

Reforma política
O vice-governador [de SP] e ministro [do governo Dilma] Guilherme Afif Domingos, com escassa moral para ditar normas saneadoras à imundície da política nacional, defende consulta popular entre voto proporcional e distrital ("O pesadelo do Congresso Nacional", Tendências/Debates, ontem). Atribui toda a revolta popular ao Legislativo e não olha para o seu próprio rastro, ao deter deliberada e escandalosamente dois cargos no Executivo. O povo não é trouxa e quer saber qual é o sentido da atitude de Afif Domingos, vice-governador e ministro de Estado? "Recall" nele.
ANTONIO C. FENÓLIO (São Paulo, SP)

Olimpíada de 2016
Perfeita a argumentação de Hélio Schwartsman sobre a Olimpíada no Rio ("Chicago 2016", "Opinião", ontem). Basta de uso de dinheiro público beneficiando só alguns. Esse grito deve ser levado às ruas: cancele a Rio 2016.
JOÃO GUIZZO (São Paulo, SP)

-

Discordo plenamente de Hélio Schwartsman quando diz que o Rio deveria ceder a realização dos Jogos Olímpicos para Chicago. Tenho certeza de que a Copa e a Olimpíada e seus legados elevarão o Brasil, definitivamente, ao Primeiro Mundo.
OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página