Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kenneth Maxwell

'Bad Boys'

Rob Ford, o prefeito de Toronto (Canadá), perdeu seus poderes depois de ter sido filmado fumando crack e fortemente embriagado. Em uma sessão do Legislativo municipal de Toronto, ele atravessou o plenário zangadamente para confrontar as pessoas que o apupavam e terminou derrubando uma velhinha franzina.

O prefeito é um homem muito robusto. Foi eleito ao prometer reduzir os gastos públicos e manter os impostos baixos. Seu índice de aprovação caiu, mas ele diz que não renunciará. Mantém o apoio fervoroso de seus eleitores conservadores de classe operária, nos subúrbios da cidade.

Toronto, no passado, tinha o apelido de "a boa Toronto". O nome nunca teve substância. Herdei uma carta escrita em 1904 por um tio-avô que emigrou para o Canadá. Quando cheguei aos EUA, escrevi para o endereço que constava dela. Surpreendentemente, recebi uma resposta. Por isso, aproveitei a carona de um amigo canadense e fui a Toronto.

Meus parentes viviam em uma casa vitoriana nas cercanias da cidade, cercada por centenas de residências modestas. Estavam jogando pôquer e não demonstraram qualquer interesse por mim, até que o filho do meu tio-avô, assistente de padeiro, chegou para me apanhar. Ele me levou ao apartamento que dividia com outro jovem, à beira do lago. Os dois andavam nus pelo apartamento. Tinham a companhia de três cantoras negras de Detroit. Mais tarde, eu gostava de imaginar que elas se tornaram as Supremes.

Nesta semana, o presidente do conselho do Co-op Bank, reverendo Paul Flowers, um ministro metodista, apareceu em um vídeo comprando cocaína e cristais de metanfetamina. O reverendo Flowers renunciou ao seu posto no conselho local depois que conteúdo "inapropriado" foi descoberto em seu computador. Os jornais sensacionalistas londrinos se divertiram ao revelar que ele costumava contratar garotos de programa regularmente para sessões de sexo e drogas em hotéis de Manchester.

O reverendo Flowers, como o prefeito Ford, é um homem muito robusto. Não tem experiência bancária. O Co-op Bank fez contribuições financeiras significativas ao Partido Trabalhista. O mais conhecido membro do movimento cooperativo no Parlamento é Ed Balls, ministro de Finanças no governo paralelo dos trabalhistas, que recebeu uma doação de 50 mil libras para sua campanha. O reverendo Flowers era membro do conselho de consultoria empresarial que assessora Ed Miliband, o líder do Partido Trabalhista. O banco agora está sendo resgatado por fundos de hedge norte-americanos. Seus muitos pequenos acionistas enfrentarão pesados prejuízos.

Não é só o Brasil que tem "bad boys".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página