Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Itaquerão
Caso se confirmem as denúncias do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção Civil de SP sobre o alerta de problemas na base de sustentação do guindaste, em vez de um acidente estaremos diante de assassinatos. Talvez isso explique, ainda que não justifique, a agressão covarde sofrida pelo jornalista da Folha.
LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP)

Exposição Universal
Felizmente, São Paulo perdeu a eleição para sediar a Exposição Universal de 2020. Seria mais um delírio de grandeza --como a Copa do Mundo e a Olimpíada-- de nossas autoridades e políticos. Acho que, como em qualquer condomínio, a população deveria ser previamente consultada sobre a oportunidade de investir dinheiro de impostos em eventos internacionais desse gênero. Há muito que se arrumar nesta casa antes de trazer convidados para festas caras.
LEOPOLDO G. RIZZO (São Paulo, SP)

Mensalão
As notícias dos últimos dias dão conta de que o crime também dá emprego. Não fosse a condenação, José Dirceu não estaria com a oferta de emprego que teve. Não obstante, com quebra flagrante de hierarquia salarial. Isso, se por um lado é positivo, já que revela que não temos problemas de emprego no nosso país, por outro é péssimo, pois pode servir de estimulo à prática criminosa.
Esse quadro reforça a pertinência e a oportunidade das palavras do ministro Marco Aurélio em sua posse na Presidência do TSE, quando afirmou que "o voto vale o Brasil inteiro" e que por esse motivo "o eleitor precisa, por meio do voto, dizer o que deseja para o futuro da nação". Tanto o eleitor como a Justiça precisam ficar atentos a esse quadro.
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA ROBALDO, procurador de Justiça aposentado (Campo Grande, MS)

Máfia do ISS
O colunista Rogério Gentile foi muito objetivo em suas colocações ("O PSDB deve explicações", "Opinião", ontem). Ao avaliar o jogo de cena promovido pelo PSDB para questionar o posicionamento do ministro da Justiça sobre os documentos que ele encaminhou para órgãos investigativos, o colunista deixa claro que o partido deve explicações em relação às denúncias. Entre 1998 e 2008, foram fraudadas licitações na área de transportes públicos em São Paulo, das quais participaram algumas multinacionais. É preciso esclarecer os fatos sem discursos e com argumentos factíveis, o que não aconteceu até o momento.
URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

Mais Médicos
Qualquer cidadão com um mínimo de conhecimento sobre o SUS sabe que o "Mais Médicos" não resolverá o problema de lotar médicos nos municípios menores. O programa visa apenas o ano eleitoral de 2014, por isso os contratos têm duração de três anos. Nosso país tem hoje 5.570 municípios e grande parte deles são de municípios pequenos, onde quem contrata o médico é o prefeito. Se o profissional não "rezar" na cartilha do prefeito, é demitido.
Quem quiser efetivamente resolver o problema, tem de criar um plano de cargos e salários (com dedicação exclusiva e salário adequado) com concurso público aberto para todos, inclusive estrangeiros.
CARLOS ALBERTO MACHADO (São Paulo, SP)

Dieta vegana
Não sou vegetariano, mas concordo com a leitora Mari Polachini (Painel do Leitor, ontem). Josimar Melo, meu ex-guru em gastronomia, não apenas exagerou na reportagem "Vegano por uma semana" ("Comida", 27/11) como também foi preconceituoso contra aqueles que não comem carne. Cada linha do texto explicitava que a dieta vegana é do Demônio. Meu pai viveu 82 anos sem proteína animal, assim como vários amigos dele, e foi saudável até dois meses antes de morrer de câncer.
Tanto Josimar quanto a nutricionista foram tendenciosos ao afirmar que essa dieta é remédio ou que é insuficiente em nutrição. Sou médico e sei que ferro, cálcio e proteínas estão presentes em quase todos os nossos alimentos vegetais, bem como o importante triptofano, ignorado por eles.
PEDRO ERNESTO SILVEIRA, médico (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO CRÍTICO JOSIMAR MELO - Não disse que a dieta é do Demônio, mas apenas que, na nossa cultura alimentar, simplesmente retirar produtos animais da dieta provoca desnutrição e, por isso, é necessário repor essa carência com receitas e orientação profissional.

Nilton Santos
Quando eu era criança, vi Nilton Santos jogar ao lado de Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Zagallo, Didi e Manga. Um timaço que ganhou o nome de "glorioso". Nilton era uma fera na lateral esquerda do Botafogo (único time em que jogou a vida inteira), pois nenhum ponta direita conseguia ultrapassá-lo. Com sua categoria e elegância, sempre vestiu a camisa que amou de verdade. Descanse em paz, caro Nilton.
FERNANDO FARUK HAMZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Em meio às paixões dos dias atuais pelo futebol e pela economia, uma estrela do esporte nacional se "encanta", como dizia o poeta. Nilton Santos se despede da vida para entrar na história do esporte da preferência nacional. Que seu exemplo como atleta dentro e fora das quatro linhas, sirva de inspiração aos atletas atuais e às lideranças desse país, tão carente de bons exemplos.
JOSÉ DE ANCHIETA DE ALMEIDA (Rio de Janeiro, RJ)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página