Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcelo Rossi

TENDÊNCIAS/DEBATES

O ASSUNTO DE HOJE É O NATAL

A busca da harmonia

Ao analisar as tristezas das pessoas, fico extremamente decepcionado. Vários problemas poderiam ser resolvidos com conversas e pedidos de perdão

É sempre um desafio manter a fé no coração do povo, sobretudo diante de tantos problemas de sobrevivência em todo o mundo.

A criminalidade ainda mostra números e faces assustadores, a ponto de vermos pessoas serem incendiadas em assaltos e bandidos balearem bebês.

Mas é justamente essa observação que guarda o segredo. A oração feita com sinceridade e entrega verdadeira se torna uma arma potente, um fortíssimo escudo protetor em nossas vidas. Sejamos todos como barro, para que Deus molde os mais belos vasos e esculturas, à sua própria imagem e semelhança.

Deixe Deus agir em seu interior. Mude, transforme e renove sua maneira de pensar e olhar o mundo, destacando a reconciliação, em todos os sentidos.

Vamos nos modificar verdadeiramente e lavar a nossa alma, retirando de nosso interior mágoas, ressentimentos e tudo que nos machuca e nos definha internamente.

Jesus está sempre pronto para nos ajudar, mas precisamos fazer a nossa parte e buscar uma intensa mudança em nosso ser.

Eu citei a palavra "reconciliação", porque ao analisar problemas e tristezas presentes na vida das pessoas, fico extremamente decepcionado em muitos momentos.

Percebo que diversos problemas são causados pela falta da reconciliação. Situações que poderiam ser modificadas por meio do entendimento, da conversação, do perdão, da misericórdia e da compreensão.

São impasses que parecem não ter solução, pois a calmaria é impedida por sentimentos "pequenos" como o orgulho e a soberba. Esses sentimentos são alimentados pela intolerância entre as diferenças culturais, ideológicas, religiosas e de costumes, em geral.

O papa Francisco foi muito claro ao falar da importância de se estender a mão a todos, sem diferenças. Por exemplo, a Igreja Católica não apoia o homossexualismo, mas não pode, de maneira alguma, dar as costas a ninguém. Devemos acolher todos no amor de Cristo.

Não há nada mais engrandecedor do que a reconciliação entre pessoas que se desentenderam. Seja na família, entre amigos, entre sócios. Desavenças, se não forem desfeitas, acabam se transformando em raiva e ódio mútuo entre as partes. Amizades de anos se perdem muitas vezes por discórdias insignificantes, irmãos deixam de se falar por rusgas e pelo orgulho que domina a consciência das pessoas.

Mas estamos no Natal, a melhor época para analisarmos nosso comportamento, nossas atitudes, nossa relação com aquilo que envolve a nossa existência. Quantas vezes ficamos magoados com alguma atitude que não nos agradou? A recíproca é verdadeira. Com certeza, alguém já se magoou conosco! Por isso, não fique analisando "prós e contras". Vamos trazer Deus para nossas vidas e sempre buscar a paz, o entendimento e a harmonia.

Um pedido verdadeiro de perdão renova, transforma e traz uma leveza indescritível ao nosso espírito. Faça a experiência, reflita sobre suas atitudes e analise se vale a pena manter desentendimentos, situações que podem ser resolvidas com uma boa conversa, de coração aberto. Não o tenha frio. Seja mais leve, mais calmo, dê o primeiro passo.

Você verá que a paz está muito mais próxima do que você imagina! Feliz Natal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página