Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kenneth Maxwell

Ópera-bufa

François Hollande, o presidente da França, está envolvido em uma autêntica ópera-bufa. Envolve sua mulher, Valérie Trierweiler, jornalista da revista "Paris Match", que até recentemente vivia com ele no Palácio do Eliseu como primeira-dama, e a nova amante de Hollande, a atriz Julie Gayet.

Disfarçado por um capacete e fazendo o percurso na garupa de uma motoneta dirigida por seu segurança, o presidente Hollande vem saindo do Eliseu pelo portão do jardim depois da meia-noite, em um curto percurso até a Rue du Cirque para encontros amorosos com Gayet.

Pela manhã, o segurança entrega uma sacola com croissants para o casal. Tudo isso foi exposto pela revista semanal de fofocas "Closer", em reportagem acompanhada por sete páginas de fotografias.

"Closer" está acostumada a esse tipo de polêmica. Publicou fotos da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, tiradas de muito longe, em que ela tomava sol fazendo topless no Château d'Autet, no sul da França, em 2012. A família real britânica ficou indignada.

A revista foi processada por "violação de privacidade". A polícia francesa realizou buscas na Redação de "Closer" e um tribunal da França ordenou que a publicação entregasse todas as cópias digitais das fotos às autoridades.

É muito incomum que uma revista francesa tome um presidente do país como alvo desse tipo de investigação. O presidente François Mitterrand (1916-1996), por exemplo, tinha três famílias paralelas e dois filhos fora do casamento com mulheres diferentes, além dos dois com a mulher, Danielle. Mas, na época, is- so nunca apareceu na imprensa francesa.

Alega-se que o apartamento no qual Hollande realiza seus encontros com Julie Gayet pertença a Michel Ferracci, um "chefe da máfia da Córsega". Alega-se que Valérie Trierweiler se internou em um hospital sofrendo de "exaustão, depressão e extrema fadiga". Trierweiler não é uma figura popular. Ela é conhecida como "Rottweiler" por seus tuítes ciumentos contra Ségolene Royal, ex-líder do Partido Socialista, que, mulher de Hollande por 30 anos, teve com ele quatro filhos.

A classe política francesa diz que o caso é assunto privado. O presidente Hollande afirma o mesmo. Talvez seja, de fato. Ele queria tratar de assuntos mais sérios em sua entrevista coletiva na terça-feira. Mas o problema para Hollande é diferente. Ele se deixou retratar de um modo extremamente ridículo mesmo para os franceses. E para o presidente com os mais baixos índices de aprovação na história do país isso é um problema.

Hollande tem uma audiência com o papa Francisco marcada para 24 de janeiro. O papa já realizou maravilhas. Talvez ele consiga ajudar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página