Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

José Dirceu
Parte da oposição revela uma sede de vingança ao seguir cada passo de José Dirceu, fiscalizando pormenores da execução da pena do ex-deputado como se fosse o juiz penal ("Deputados afirmam que Dirceu ocupa cela maior na prisão", "Poder", ontem). Fariam um bem maior se sacudissem a poeira do Congresso e começassem a votar os projetos de lei importantes que há muito tempo estão jogados às traças. É bom lembrar que também há muitos políticos da oposição na fila do Supremo Tribunal Federal. Será que terão o mesmo ímpeto de vigilância sobre seus pares?
TIAGO LANDI SIMÕES, auditor fiscal do trabalho (Bauru, SP)

-

A divulgação do vídeo feito clandestinamente no interior de uma ala onde José Dirceu cumpre pena no Complexo da Papuda é mais uma violação legal cometida contra o ex-ministro. A Lei de Execuções Penais é clara ao garantir aos presos "proteção contra qualquer forma de sensacionalismo" (artigo 41, inciso VIII). A divulgação por parte do Grupo Folha é tão ilegítima quanto a própria gravação. A cobertura da Folha sobre a vistoria da comitiva de deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara foi tendenciosa, tanto na edição impressa quanto na on-line ao privilegiar a versão da oposição sobre as supostas regalias (não há, por exemplo, micro-ondas na cela).
EDNILSON MACHADO, assessor de imprensa do ex-ministro José Dirceu (São Paulo, SP)

Dilma
Ao ler a declaração de Dilma, dizendo que o atendimento médico cubano é melhor que o nosso e que eles oferecem aos pacientes um tratamento mais humano ("Sei da lealdade de Lula a mim', diz Dilma", "Poder", ontem), confesso que me senti traída e muito ofendida. Será que ela já recebeu atendimento no SUS? Trabalho no Programa Saúde da Família há 13 anos na mesma comunidade e posso afirmar que sempre atendi aos meus pacientes com carinho e atenção. Não entendo como a presidente pode agir com tanto desrespeito aos profissionais que estão todos os dias na linha de frente, ajudando a população necessitada, mesmo com tanta precariedade.
KENIA LIRA SCIASCIO, médica do programa Saúde da Família (Rio Claro, SP)

Sódio em água
Ao contrário do publicado na coluna "Crianças e porcarias" ("Cotidiano", 26/4), de Luís Francisco Carvalho Filho, a água mineral Crystal não apresenta alto teor de sódio. As águas minerais à venda no Brasil apresentam teores comparáveis às concentrações em alimentos classificados como de baixo teor em sódio pela Anvisa, sem riscos para os consumidores. A presença de sódio é uma característica natural da água, devido à composição do solo onde está a fonte e, por força da legislação brasileira, não é permitido modificar qualquer elemento para sua comercialização. A Coca-Cola Brasil segue a norma do país em relação à rotulagem e a quantidade de sódio da Crystal é informada em todas as embalagens.
RAQUEL CUNHA, gerente de comunicação corporativa da Coca-Cola Brasil (Rio de Janeiro, RJ)

USP
Como a USP, uma instituição que tem por obrigação formar pensadores e gestores deste país, pode gastar além de sua arrecadação com pagamentos e encargos trabalhistas a funcionários ("Em carta, reitor pede apoio a alunos e docentes da USP para superar crise", "Cotidiano", 29/4)? Onde estão os gestores e professores dessa universidade? Causa indignação profunda essa maneira de gerir recursos financeiros, que não são poucos e que deveriam ser suficientes --se fossem bem administrados.
MARCOS UGEDA DE MATOS (São Paulo, SP)

-

Fui surpreendido com o artigo "Chamas na USP" (Tendências/Debates, ontem), de José Armênio de Brito Cruz, presidente do Instituto de Arquitetos de São Paulo, que demonstra total desconhecimento do processo de recuperação conduzido nos espaços do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Atualmente, a cobertura do edifício está sendo restaurada, incluindo as instalações elétricas. Com a obra, FAU e USP demonstram que valorizam e preservam seu patrimônio. Não há "sintoma de descaso". O que há é uma união de forças para concluir neste ano a reforma de um dos edifícios de ensino mais importantes já projetados, a tempo da celebração do centenário do autor do projeto, Vilanova Artigas.
MARCELO DE ANDRADE ROMERO, diretor da FAU "" USP (São Paulo, SP)

Arrecadação federal
Já que o dinheiro do governo federal está cada vez mais curto ("Dinheiro curto", "Opinião", ontem), ele poderia propor a criação da alíquota de IR de 35% para salários acima de R$ 20 mil e votar a proposta de Imposto sobre Grandes Fortunas, parada no Congresso, e criar o IPVA de aeronaves e embarcações. Do lado da despesa, por que não reduzir os repassasses aos nossos Legislativos, que têm orçamentos inchados e baixíssima produtividade?
CRISTIANO REZENDE PENHA (Campinas, SP)

Lady Copa
Não posso deixar de manifestar o meu repúdio à reportagem "Lady Copa" ("Cotidiano", ontem), de Cristina Grillo. Prefiro acreditar que o texto tenha sido escrito e publicado para chamar a atenção da população e incitá-la a protestar contra as mazelas da nossa sociedade. Num país onde pneus são incendiados por manifestantes que protestam em frente à sede da Câmara Municipal da capital paulista em prol de moradias e imigrantes haitianos se amontoam como animais em abrigos superlotados, tal reportagem soa, no mínimo, como uma insensibilidade em relação à condição dos menos favorecidos.
ARMANDO LAUDORIO NETO (São Paulo, SP)

Racismo
O nazismo e o fascismo, ideologias que deram abrigo ao racismo, foram derrotados no século passado. Por isso, fica mais que explícito que, além de ignorância, existe uma enorme insanidade por parte das pessoas que não conseguem ou relutam em assimilar a irreversibilidade dos valores definidos no século 20.
EDUARDO T. DIAS (Cabo Frio, RJ)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página