Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Kenneth Maxwell

Fragmentos de um réquiem

Segunda-feira (4), no Royal Albert Hall, em Londres, o Tallis Scholars, um grupo de música vocal antiga, fará a estreia mundial de uma composição inédita de John Taverner (1490-1545). "Fragmentos de Um Réquiem" será a peça final de um concerto para marcar o 100º aniversário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O conflito custou mais de 37 milhões de vidas. Mais de um milhão de homens de Grã-Bretanha, Canadá, Austrália, Índia, Nova Zelândia e África do Sul, então parte do império britânico, morreram, bem como milhões de soldados da França, Rússia, Alemanha, Áustria e do Império Otomano.

Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua mulher, Sophie, foram mortos em Sarajevo por Gavrilo Princip, um assassino bósnio. Seguiram-se ultimatos e mobilizações em massa. A invasão alemã à Bélgica, neutra, levou o Reino Unido à guerra. No final, os impérios alemão, russo, austro-húngaro e otomano desabaram.

Deveria ter sido "a guerra para acabar com a guerra". Mas ela deflagrou um século de conflitos, viu a ascensão da URSS e da Alemanha nazista, e causou a Segunda Guerra Mundial. Sir Edward Grey, secretário britânico do Exterior em agosto de 1914, disse que "as luzes estão se apagando em toda a Europa". Na verdade, o conflito marcou o início do fim para o domínio europeu sobre o planeta.

O Brasil ficou neutro em boa parte da guerra. Mas a opinião pública brasileira se inflamou quando a Alemanha declarou guerra submarina irrestrita, e Lauro Muller, ministro brasileiro do Exterior, de origem alemã e defensor da neutralidade, viu-se forçado a renunciar. Empresas alemãs foram atacadas e navios alemães confiscados.

O afundamento de navios brasileiros levou o presidente Wenceslau Braz a declarar guerra à Alemanha em 26 de outubro de 1917. Mas a oposição à guerra foi tão grande quanto o apoio a favor. Após uma greve geral em 1917, o governo recorreu a um estado de emergência para reprimir os protestos. O Brasil foi o único país latino-americano a participar da guerra. A frota brasileira chegou a Gibraltar dias antes do armistício ser declarado, em 11 de novembro de 1918.

Na estação de Paddington, em Londres, há uma estátua para um soldado desconhecido. Este ano, milhares de crianças escreveram cartas ao soldado. No futuro, o contemplarei com maior reverência. Meu avô serviu na Real Artilharia, sofreu envenenamento por gás combatendo na frente ocidental, ficou com a saúde debilitada e morreu em 1933. Sua história está longe de ser a pior. É parecida com a de milhões de outros jovens soldados que serviram com bravura e honra, e tiveram suas promissoras vidas transformadas, e tragicamente abreviadas, por aquele amargo e brutal conflito.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página