Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Disputa eleitoral

Com maiores intenções de voto que o tucano Aécio Neves, Marina Silva está se tornando uma dor de cabeça, pois é a última coisa que o mercado quer no poder. Com posições retrógradas e falta de traquejo político, é considerada pior até do que Dilma. Alguns articulistas já comentam sua falta de experiência, a falta de estrutura partidária do PSB, a necessidade de fazer coligações com bandas podres da política etc.
FLÁVIO RODRIGUES FONSECA (Mendes, RJ)

-

Vejo a ascensão de Marina Silva semelhante à de Fernando Collor, em 1989. Ele surgiu como melhor opção a Lula. Talvez por isso tornou-se xodó da mídia e explodiu nas pesquisas. Resultado: venceu a eleição, festejado pelo povo. De partido inexpressivo, o PRN, não teve sustentação política.
FLÁVIO H. A. VIEIRA (São José dos Campos, SP)

-

Senhores políticos, o povo gostaria de saber por que vocês gastam até dez vezes o que receberiam com salários no mandato para se elegerem deputados, senadores etc. Que matemática louca é essa? Para cargos majoritários, grandes empresas, principalmente construtoras, investem até nos dois candidatos que apresentam maiores chances. Neste mundo competitivo e difícil de hoje, alguém joga dinheiro fora? Por favor, mostrem como isso funciona.
APARECIDO BURIAN CELARINO (Bariri, SP)

-

O jornal deveria ter mais critério na elaboração das manchetes. "Na TV, Lula prometerá um 2º governo Dilma melhor'" ("Primeira Página", 19/8) evidencia mensagem eleitoreira do ex-presidente. O mesmo espaço na capa deveria ser concedido a outros candidatos. A manchete dá a entender que a Folha é um jornal parcial ou um mero porta-voz de Lula e do PT.
ADILSON MASSA (São Paulo, SP)

Datafolha

Estranha-nos que, na pesquisa Datafolha sobre o governo de SP, o maior número de citações positivas tenha sido para educação/escolas ("Com 55%, Alckmin é líder isolado em disputa inalterada", "Poder", 15/8). É grande a insatisfação com a escola pública paulista. Pesquisa da Apeoesp mostrou que 40% dos alunos afirmam passar de ano sem aprender. A Secretaria Estadual da Educação, que deveria se preocupar em melhorar a educação, está empenhada em conseguir na Justiça dados sobre a metodologia da nossa pesquisa, recusando a oferta de uma apresentação presencial. Seria interessante que a Folha explicitasse o método que gerou tal resultado.
MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA, presidenta da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (São Paulo, SP)

Ebola

Discordo da leitora Cilly K. Isller (Painel do Leitor, 19/8). Parabenizo, sim, a Folha pela iniciativa de enviar Patrícia Campos Melo e Avener Prado a Serra Leoa. A reportagem "Nada nos preparou para o medo permanente" ("Mundo", 18/8) explica os cuidados que foram tomados, com orientação de infectologista. A série é esclarecedora. O que a leitora quer? Que o mundo vire as costas para a epidemia? Que não haja informação? Esperamos mais notícias que nos informem e que possam ajudar a criar campanhas de ajuda humanitária.
KARENINE M. ROCHA DA CUNHA, jornalista (Araçatuba, SP)

Crise na USP

Sobre o editorial "USP contra o muro" e os esclarecimentos de Vladimir Safatle ("Números não mentem", "Opinião", 19/8), observo que, para tratar da USP --formadora de boa parte dos colunistas, políticos e especialistas do país--, um veículo sério deveria deixar a mesquinharia e investigar com responsabilidade a chamada "crise". É ingênuo apontar posturas políticas dos outros esquecendo que se está demonstrando a própria. Se se quer o bem público, que se tratem as questões com dignidade e preocupação reais, o que é o mínimo a ser exigido quando envolvem um bem precioso do Estado e do país.
ADRIANA FEIJÓ (São Paulo, SP)

-

Os textos artigos parecem tratar de assuntos opostos. Os números são tão divergentes que mais confundem do que esclarecem.
ANA C. G. GALRAO, médica (São João del-Rei, MG)

Roger Abdelmassih

É inacreditável que um médico condenado pelo estupro de mais de 50 mulheres possa ter-se beneficiado com habeas corpus aprovado por grande autoridade de nossa Justiça. Com sua prisão, nós, mulheres, só desejamos que Roger Abdelmassih não seja beneficiado com uma prisão domiciliar, alegando problemas de saúde --como vem ocorrendo com algumas autoridades que se encontravam cumprindo pena. Se isso ocorrer, será a solidificação do descrédito com a Justiça.
ÁUREA ROBERTO DE LIMA (São Paulo, SP)

Atropelamento

Sobre carta do leitor Paulo Costa (Painel do Leitor, 18/8), é preciso esclarecer que, somente no primeiro semestre de 2014, foram feitas centenas de blitze pela Polícia Militar para prevenir casos de motoristas embriagados no Estado. Nas operações, 35.337 motoristas foram submetidos a exame de bafômetro, entre os quais 5.146 foram multados e presos. Lamentamos que, sem as informações necessárias, o leitor tenha atacado este importante programa da polícia paulista.
LUCAS TAVARES, coordenador de imprensa e comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página