Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições 2014

É de estranhar ver o espanto exagerado dos articulistas desta Folha com os ataques do PT a Marina. Sabemos que candidaturas são ávidas por rotular seus candidatos e cabe aos adversários trabalhar na desconstrução desse rótulo. Marina pretendia ser a ambientalista, depois a portadora da nova política e, como os próprios articulistas apontam, não poderá ser nenhuma delas. Terá de ser real, e é com essa fraqueza que o PT trabalha.
BRUNO GEORGE ABUD (São Paulo, SP)

-

Como pode o colunista Ricardo Melo ("Marina contra Marina", "Poder", 15/9) cobrar a candidata do PSB? Ele escreveu "cabe a ela decidir se mantém alguma coerência ou se, como candidata, será reduzida a uma errata de si mesma". Fui vítima do maior estelionato eleitoral que o Brasil já teve. Em 2002 votei num PT que se prostituiu tanto e hoje é um outro PT, fazendo tudo o que condenava nos outros partidos.
ABRÃO SALUM (São Paulo, SP)

-

Excelente o artigo dos professores Alcir Pécora e Francisco Foot Hardman ("Os mil olhos do dr. Rogério", Tendências/Debates, 15/9) sobre as descabidas opiniões do dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite sobre a candidata Marina. Parece que, na cabeça do professor Rogério Cezar, todos os crentes em Deus --sejam protestantes, católicos ou de outras religiões-- sofrem de " desordem do desenvolvimento neural". Respeitar a ciência é tão necessário quanto não considerar doença as crenças de um poder maior.
WALDEMAR CRESPO (Rio Claro, SP)

-

Quero dizer que Rogério Cezar de Cerqueira Leite representa, sim, muitos brasileiros esclarecidos. Marina Silva é membro de uma organização fundamentalista e, de resto, solidária com a verdade que professa, como toda organização religiosa.
FRANCISCO BOCCA (Curitiba, PR)

-

Sem condições de dar respostas coerentes aos questionamentos de Cerqueira Leite, Pécora e Hardman constroem uma miscelânea de possíveis ideias para salvar o país caso Marina seja eleita e fogem da questão central proposta por Cerqueira Leite: se o fundamentalismo religioso de Marina ameaça a laicidade do Estado. Os argumentos de Cerqueira Leite são irretocáveis, e a própria Marina alimenta as especulações sobre o papel de suas crenças na condução da política brasileira caso venha a ser eleita.
JOSÉ CASSIMIRO DA SILVA (Belo Horizonte, MG)

Paulo Francis

Em que pese a manifestação do leitor José Cláuver de Aguiar Júnior (Painel do Leitor, 15/9) em relação à coluna de Carlos Heitor Cony ("Petrobras x Paulo Francis", "Opinião", 14/9), não esqueço a frase da ilustre escritora Sonia Nolasco em seu depoimento no documentário de Nelson Hoineff sobre o jornalista: "A Petrobras matou meu marido".
RUBEM PRADO HOFFMANN JR. (São Paulo, SP)

Crise da água

A manchete "Desperdício de água em SP é 4 vezes o volume poupado" ("Primeira Página", 14/9) parte de premissas equivocadas. A comparação simplesmente ignora que, apenas nos últimos dez anos, a Sabesp reduziu suas perdas em 6,3 m3/s, equivalentes a uma vez e meia a economia obtida com o bônus, ou ainda água suficiente para abastecer 2 milhões de pessoas. Outras iniciativas da Sabesp geraram uma economia total de 10 mil litros de água por segundo, ou 864 mil m3/dia. Com o avanço de outros sistemas sobre a área do Cantareira, o combate aos vazamentos e a gestão operacional, a companhia vem atravessando a pior seca da história sem racionamento.
CARLOS ALENCAR, assessor de imprensa da Sabesp (São Paulo, SP)

-

Como paraense, há muitos momentos em que ainda me sinto "colônia" de São Paulo, embora muitos e muitos quilômetros nos separem. A água escasseia no Sudeste e a Folha faz uma reportagem atrás da outra. Toda a mídia acende o sinal vermelho. Quando faltou água aqui no Norte, não vi esse alarde. Faltar água no Norte pode; no Sudeste, não.
MELINA GOMES VERGOLINO ELERES (Belém, PA)

-

Nossa situação hídrica é aterrorizante. É lamentável ver um país que foi abençoado pela natureza com 12% de água doce vivenciar uma terrível estiagem. Estamos definhando simplesmente pela falta de planejamento adequado e pela negligência.
FRANCISCA GEORLANE DE ASSIS (Itaquaquecetuba, SP)

Ciência

O Brasil tem só 4 dos 3.215 pesquisadores com produção acadêmica de maior impacto no mundo ("Poucos no Topo", "Ciência", 15/9). Quanto o Brasil investiu em pesquisa neste ano? E na Copa? Quanto ganha um pesquisador? E um jogador? Quantos brasileiros ganharam o Nobel? Isso sim é bem pior do que os 7 a 1.
FLORIANO ANTONIO VALLIM, médico (São Bernardo do Campo, SP)

Minhocão

Não é de hoje que se discute o destino do elevado Costa e Silva e não há dúvidas, entre nós paulistanos, de que é uma cicatriz feia no coração da cidade. Mas, devido à falta de opções no transporte público, é um caminho útil a milhões de pessoas e por isso não podemos esquecer sua importância ao trânsito. Espero que deixem a demagogia de lado e discutam questões mais prementes.
MARCELO YANEZ VARGAS (São Paulo, SP)

Migrações

Discordo do artigo "Uma lei de migrações para o Brasil" (Tendências/Debates, 14/9). O Brasil tem leis sobre migrações, mas elas não funcionam. Agora o governo lança uma portaria para ajudar os estrangeiros com a regularização de seus documentos. Temos associados que esperam a regularização há dez anos. Agora podem resolver em 60 dias? Parece uma piada de mau gosto.
GIL MANIGRASSI, assessor de imprensa da Associação Nacional de Estrangeiros no Brasil (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página