Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eduardo Matarazzo Suplicy

A construção da justiça social

Vou continuar trabalhando em prol dos interesses de São Paulo em sintonia com o governador e seus secretários, como sempre fiz

A felicidade só é boa quando compartilhada por todos. Por intermédio da política, tenho lutado para que o Brasil se torne uma sociedade mais civilizada e igualitária, na qual possamos ver aplicados os princípios de justiça, tais como delineados pelo filósofo John Rawls: de igual liberdade, de diferença e de igualdade de oportunidades.

Toda pessoa deve ter um conjunto de liberdades básicas fundamentais, tais como livre expressão, livre associação, de ir e vir, de votar e ser votado, e outras que devem ser estendidas a toda sociedade. Qualquer diferença socioeconômica que por ventura exista entre as pessoas só se justifica se for em benefício dos que têm menos e de maneira a dar igualdade de oportunidades a todos.

Luto para que possamos elevar o grau de justiça no Brasil por meio dos seguintes instrumentos: proporcionar a melhor oportunidade de educação para todas as crianças e jovens, expandindo a educação de tempo integral para combinar o ensino das matérias curriculares normais com oportunidades de atividades culturais, esportivas e de ensino profissional.

Proporcionar o acesso à educação para os adultos que não tiveram essa oportunidade quando eram crianças. Expandir e prover melhor assistência à saúde para toda população. Num país com tamanha disparidade de riqueza fundiária, acelerar a realização da reforma agrária.

Expandir as oportunidades de microcrédito, inclusive para os agricultores familiares. Estimular a criação de cooperativas porque essa é a forma de trabalho que melhor propicia a participação de seus membros nas decisões de como produzir e de como repartir a riqueza.

Apoiar todas as formas de participação dos movimentos sociais em suas aspirações por melhor educação, saúde, moradia, transporte público, meio ambiente, sustentabilidade e cultura. Aperfeiçoar os programas de transferência de renda, a exemplo do Programa Bolsa Família, que tão bons resultados têm alcançado, até que cheguemos à Renda Básica de Cidadania.

Em carta assinada pelos 81 senadores, sugerimos à presidenta Dilma Rousseff que crie um grupo de trabalho para estudar as etapas previstas na lei para instituir de fato a Renda Básica de Cidadania para todos os brasileiros, não importando a sua origem, raça, sexo, idade ou condição socioeconômica.

Aqueles que têm mais vão colaborar para que eles e todos os demais venham a receber a Renda Básica de Cidadania. Será a maneira mais eficaz de aplicar os princípios de justiça e prover real liberdade e dignidade para todos.

Continuarei trabalhando em harmonia com os interesses do Estado de São Paulo, em plena sintonia com o governador e seus secretários, como tenho feito em todas as ocasiões.

Por exemplo, na luta pela preservação da participação de nosso Estado na distribuição dos recursos federais, bem como nas votações de projetos como o do ICMS e o da alteração das cotas dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios.

Continuarei a destinar as emendas orçamentárias, sobretudo para as instituições de saúde e de educação de São Paulo com critérios transparentes e equitativos.

É meu compromisso cumprir os oito anos de mandato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página