Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Violência

Tudo de trágico, nada de cômico, tem a charge "Revista na tropa" ("Opinião"), de Jean Galvão, estampada na Folha de ontem. Prefiro a opinião do leitor Osmar G. Loureiro (Painel do Leitor, ontem) que nos acusa a todos por falta de atitude ao deixarmos de encabeçar movimentos que exijam reformas na segurança pública do país.

Jarim Lopes Roseira (São Paulo, SP)

-

Onde a lei é fraca, a criminalidade é forte. É urgente a reforma penal. Nossa lei é da época em que havia ladrão de galinha. O sangue do cidadão vitimado pela violência clama por justiça.

Marcelo de Lima Araújo (Mogi das Cruzes, SP)

Mensalão

O irretocável artigo "O mensalão é só o sintoma" ("Opinião", Tendências/Debates, ontem), da senadora Kátia Abreu, fez o diagnóstico e apontou a cura para os males da política brasileira. Tal cura certamente passa pela mudança do sistema eleitoral, tantas vezes anunciada e nunca executada. Até quando viveremos tal dicotomia, entre o discurso e a prática?

José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR)

Combustível

O governo petista, que afirmou ter recebido uma herança maldita de FHC e afastou riscos de falta de energia, convive com sua própria incompetência, tendo a Petrobras com prejuízos jamais imaginados, apagões constantes nas regiões Norte e Nordeste e agora a falta de combustível ("Governo teme falta de gasolina no fim do ano", "Primeira" e "Mercado", ontem).

Luiz Claudio Zabatiero (São Paulo, SP)

Saúde Pública

Perfeita a colocação de Cid Carvalhaes ("Terceirização sucateia a saúde pública", "Opinião", Tendências/Debates, 3/11). Saúde, educação, segurança e transporte são deveres do Estado. As OSs (Organizações Sociais de Saúde) só maquiam os prontos-socorros e os hospitais. Com 40 anos de formado, vejo com tristeza o aparecimento de uma imitação do PAS (Plano de Atendimento à Saúde). Seria conveniente que o Cremesp visitasse os hospitais e prontos-socorros municipais de São Paulo.

José Tadeu Stockler, médico (São Paulo, SP)

Trem-bala

Ao que parece, a obsessão da presidente Dilma com trem-bala continua muito forte e podemos sentir o cheiro de uma nova Transamazônica no ar e muito dinheiro público sendo jogado fora numa obra faraônica.

Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Células-tronco

Parabenizo a professora Mayana Zatz e os editores Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim pela sua luta incansável, pelo esclarecimento e pela pesquisa científica de alto nível no Brasil ("Nobel da medicina e células-tronco embrionárias", "Opinião", Tendências/Debates, ontem). É lamentável que a vanguarda do atraso religioso se atenha quase que exclusivamente às questões sexuais e reprodutivas para defender seus dogmas, insistindo que toda a população de um Estado laico deveria segui-los. Para eles, a única bênção válida é a ignorância.

Adilson Roberto Gonçalves (Lorena, SP)

-

O artigo "Nobel da medicina e células-tronco embrionárias" pareceu uma patética tentativa de "autojustificação" dos autores por suas "lutas" pregressas. Insistem em trazer o debate religioso ou a laicidade do Estado num campo onde nenhum dos dois pode definir algo. Além disso, o artigo peca ao não trazer à luz números de pesquisas e tratamentos desenvolvidos com diferentes técnicas. Seria mais "bonito" e honesto simplesmente admitir que a realidade sobrepujou a ideologia. Todos erramos. O feio é apenas não reconhecer.

Wagner Marchiori (São Paulo, SP)

Darwinismo

Lendo o artigo de Hélio Schwartsman, "Mente e Cosmo", ("Opinião", ontem) e refletindo, afirmo que a incógnita da existência da vida nunca poderá ser explicada pela ciência e muito menos por Darwin, que só revelou mecanismos de sua evolução.

Sabendo que a ciência só possui verdades provisórias, podemos concluir que, para explicar o inexplicável, teremos sempre que recorrer à metafísica, ou seja, a ciência sempre andará de mãos dadas com Deus.

José Reinaldo Baldim (Dourado, SP)

São Paulo

Excelente o artigo "Foco no problema" ("Opinião", ontem), no qual Henrique Meirelles demonstra como alguns países diminuíram as desigualdades ao concentrar energia na solução dos problemas. Aplicando o modelo a São Paulo, o articulista comenta acertadamente que os dois principais problemas da cidade são transporte e violência, os quais precisam ser combatidos com persistência e foco.

Airton Reis Júnior (Guarulhos, SP)

Sandy

Manchetes são dedicadas à passagem do furacão Sandy pelos Estados Unidos. Entretanto, pouco se escreve a respeito da passagem do mesmo sobre o Caribe, particularmente pelo Haiti, onde a destruição foi grande e cerca de 60 pessoas morreram e mais de 20 estão desaparecidas. Dois países, duas medidas!

Benjamin Eurico Malucelli (Santos, SP)

Futebol

Se vale decidir com ajuda externa, como quer o Palmeiras, vamos rever os lances dos jogos desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e corrigir os lances que os juízes não viram direito. Vai ser emocionante!

José Antonio D. de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página