Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Mensalão
Ao afirmar que o julgamento do mensalão não deveria ser o mesmo de Torquemada, o inquisidor espanhol, o ministro José Dias Toffoli mostrou ter, pelo menos, conhecimentos históricos.
Sergio Leme Romeiro (Campinas, SP)

-

Respeitar o Supremo não significa desrespeitar nossas próprias avaliações. Não ver nessa dosimetria furiosa vaidade e reverência à mídia é menosprezar o juízo independente que todos nós, cidadãos com toga ou sem toga, somos capazes de formular. A pena imposta a José Dirceu é emblemática da vitória dos holofotes contra a isenção. Que o julgamento seja julgado no coração insubmisso de cada brasileiro.
Consuelo de Castro, dramaturga (São Paulo, SP)

-

Há anos assino esta Folha, leio e concordo ou não com seus colunistas. Sendo fã de Cony, Ruy Castro e Rogério Gentile, fui surpreendido por um texto ímpar de Eliane Cantanhêde ("Vil metal e vil prisão", "Opinião", ontem), que recomendo a todos. Quem perdeu procure ler. Consciência, constatação e esperança.
Cláudio Denti Masson (Bauru, SP)

-

Ontem, lendo o Painel do Leitor, fiquei indignada com o que o leitor José Padilha Neto escreveu sobre José Dirceu e Genoino. Nosso país está cheio de heróis anônimos, que batalham todos os dias por nós, lutam com seu trabalho contra toda a impunidade que nos cerca. A eles não é justo, com certeza, essa falta de respeito que seus "heróis" causaram.
Celia Regina Freitas (São Paulo, SP)

Prisões
Agora que a classe política vai à prisão, será que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destinará os R$ 312,4 milhões disponíveis em sua pasta para dar uma repaginada nas masmorras?
Stela Morato (São Paulo, SP)

-

O ministro da Justiça disse que as prisões brasileiras são medievais. Medievais? Com direito a visitas íntimas, banho de sol, celulares, refeições (quentinhas todos os dias com mistura), salário-família e muitos outros benefícios. Pergunto ao ministro: o trabalhador que ganha um salário mínimo (até um pouco mais) tem direito a tudo isso?
Neli Aparecida de Faria (São Paulo, SP)

Violência
A doutora Marilda Pansonato Pinheiro ("Crime organizado, Estado desorganizado", Tendências/Debates, ontem) discorreu com muita propriedade e pertinência sobre as implicações do crime organizado em São Paulo. Só se esqueceu de dizer que não são só os delegados de polícia, mas também os integrantes das demais 13 carreiras da Polícia Civil, que amargam baixos salários, condições precárias de trabalho e acentuada falta de pessoal.
Jarim Lopes Roseira (São Paulo, SP)

-

Nos países desenvolvidos, tais como os Estados Unidos e o Canadá, e em alguns dos países em desenvolvimento, como a Colômbia, houve a municipalização de ações de segurança pública. Por que no Brasil não há sequer discussão sobre a possibilidade de os municípios cuidarem da segurança pública? O problema é a divisão do Orçamento que os Estados farão com os municípios ou o medo do aumento do poder dos prefeitos?
Eliel Miranda, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Lady Gaga
Em relação à nota "Poker Face", publicada na coluna Painel ("Poder", 11/11), o governo do Estado do Rio de Janeiro esclarece que governos estaduais não têm ingerência sobre bases aéreas. Portanto não coube ao governador Sérgio Cabral qualquer tipo de autorização para que a cantora Lady Gaga desembarcasse na Base Aérea do Galeão (RJ), tampouco nos demais Estados citados pela coluna.
Valéria Blanc, coordenadora do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

RESPOSTA DA EDITORA DO PAINEL, VERA MAGALHÃES - A informação de que o privilégio concedido à cantora Lady Gaga foi intermediado pelo governador Sérgio Cabral foi repassada ao Palácio do Planalto e à Secretaria de Aviação Civil por autoridades do setor.

Nova Arena
Essa ideia de ressuscitar o partido da ditadura, a Arena, só pode ser de jovens que não estudam a história do Brasil ("'Nova Arena' diz que lutará contra 'comunização' do país", "Poder", 14/11). Posso até ver como seria a sigla do partido: Aqueles Reacionários Estão Novamente Aqui.
Roberval Freire (São Paulo, SP)

Cid Gomes
Li nos jornais o açodamento do governador do Ceará, Cid Gomes, que colocou vidas em risco ao atravessar parte da pista do aeroporto de Salvador para alcançar a presidente Dilma, em uma atitude de puxa-saquismo explícito ("Anac investigará Cid Gomes por prejudicar voos para ver Dilma", "Poder", ontem). Até onde vai a irresponsabilidade desse senhor? Se constatada tal atitude pueril, ele deverá ser punido exemplarmente.
Luiz Thadeu Nunes e Silva (São Luís, MA)

Tributo
Magnifica a reportagem da Folha sobre a proposta de incluir os impostos na nota fiscal ("Governo acha difícil listar tributos na nota", "Mercado", ontem). Por ela podemos saber de antemão que luz, telefone, muletas e vários medicamentos, entre outros produtos indispensáveis, têm impostos mais altos que cuidados com animais, por exemplo, algo que não é absolutamente necessário ao cidadão. Por outro lado, as declarações do ministro da Fazenda do governo Dilma, Guido Mantega, beiram o cinismo. Mais do que nunca, temos de exigir transparência e não ocultação de informações.
Maria Helena Rabelo Campos (Nova Lima, MG)

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página