Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Aurélio Miguel
Como ex-judoca, acompanhei o magnífico trabalho de Aurélio Miguel para acabar com a corrupção que existia na Confederação Brasileira de Judô, bem como sua fantástica carreira esportiva. Votei nele para deputado e para vereador. Agora, eu e seus ex-admiradores tomamos um traumático ippon, com a acusação de que ele se beneficiou de propina para amealhar vultoso patrimônio. Onde está Aurélio Miguel, o esportista e lutador contra a corrupção? Que vergonha!
José Cretella Neto (São Paulo, SP)

Yoani Sánchez
Tenho duas sugestões a fazer: uma para a blogueira Yoani Sánchez e outra para o leitor Silvio Marcio (Painel do Leitor, 19/2). Para a ativista, um corte de cabelo urgente. Para o leitor, sugiro que passe um tempo vivendo como os cubanos para sentir na pele "o modelo socialista" vigente na ilha caribenha.
É um absurdo que ainda haja quem defenda um regime autoritário, que já levou ao "paredón" sabe-se lá quantos opositores. Um amigo voltou de uma viagem turística a Cuba há poucos dias. Disse que seu guia local ficou muito feliz ao receber de presente alguns tubos de creme dental, já que não encontrava o produto há meses. É isso aí, o modelo cubano é mesmo o máximo!
Alessandro Pinesso (São Caetano do Sul, SP)

-

É deprimente ler certas cartas em que leitores, por falta de argumentos melhores, convidam aqueles que não pensam como eles a irem morar em Cuba, como se os mandassem para o inferno.
Não só replicam pensamentos ditatoriais, sonhando calar e exilar aqueles que têm opinião divergente, como mostram desconhecer a realidade: pelo menos 70 milhões de brasileiros adorariam morar num país onde seus filhos tivessem educação e saúde gratuitas e de qualidade e com uma sociedade mais igualitária e segura. Liberdade de expressão é a última prioridade desse contingente de excluídos.
Manuel Vázquez Gil (São Vicente, SP)

Renúncia do papa
Jamais defenderia na Folha a supressão da liberdade de expressão, apesar das bobagens de alguns colunistas do jornal sobre a renúncia de Bento 16. Até porque outros fazem uso dela com a inteligência, o conhecimento e o desprendimento necessários.
No artigo "'Nem o papa aguentou!'" ("Ilustrada", 18/2), Luiz Felipe Pondé demonstrou isso com clareza. A mesma liberdade de expressão agradece.
Adalberto Piotto (São Paulo, SP)

Incidentes aéreos
Os números apresentados na reportagem "Brasil tem 801 incidentes aéreos em três anos, o dobro dos EUA" ("Cotidiano", 18/2) não condizem com a realidade, pois existe uma diferença nos levantamentos realizados e o que se insere em estatísticas, não sendo possível, portanto, afirmar que o Brasil tem o dobro de incidentes em relação à aviação americana.
As estatísticas do Accident/Incident Data System, do FAA, indicam que, nos EUA, foram registrados 4.255 incidentes nos últimos três anos, não incluindo os incidentes em que houve risco de colisão no ar, que são mantidos em banco de dados separado e que também seguem metodologia diferente da brasileira. No caso de colisão com pássaros nos EUA, o FAA divulga em seu site 15.473 ocorrências desde 2010.
Adrian Alexandri, diretor de comunicação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA MÁRCIO NEVES - O universo citado pela associação inclui todo tipo de aeronave. O levantamento da Folha, apenas aviação comercial regular de passageiros. Sobre isso, leia abaixo a seção Erramos.

Governo
Tenho verdadeira antipatia pelos termos pragmatismo, base aliada e governabilidade, três pragas da política brasileira usadas pelos governantes para fazer todo tipo de acertos, muitos deles sem o resultado prático desejado -já que os acordos são firmados com pessoas que não merecem a menor confiança e que, na maioria das vezes, não irão cumprir o combinado e, se o fizerem, será por um custo muito elevado.
Veja a situação do Executivo federal no momento. Apoiou, contra a vontade da opinião pública brasileira, a eleição de Renan Calheiros e de Henrique Alves para as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. E o que estamos vendo? Um país sem Orçamento para este ano, já no segundo mês, o que amarra a administração, impedindo os investimentos que o Brasil precisa.
Antônio Dilson Pereira (Curitiba, PR)

Inspeção veicular
Sou eleitor de esquerda e sempre votei no PT. Por isso, causou-me surpresa, estranheza e ojeriza a reportagem "Haddad pressiona Alckmin a criar inspeção veicular em todo o Estado" ("Cotidiano", 19/2). Parabéns, Haddad, já começou na política metendo os pés pelas mãos.
Jacques Marcel Duarte (Ribeirão Preto, SP)

Folha, 92
A Folha agradece as felicitações por seus 92 anos recebidas de Cosette Alves, presidente do conselho do MIS - Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP), de Aparecido Nunes da Silva, presidente do Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos (Campinas, SP), da Gê Assessoria e Consultoria (São Paulo, SP), do escritório Gabriel Rossi Consultoria (São Paulo, SP) e do leitor Pedro Valentim (Bauru, SP).

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página