Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Tragédias
Em menos de um mês, o Brasil assistiu, estarrecido, ao incêndio na boate Kiss, ao desastre de Cubatão, ao deslizamento de terra na rodovia dos Imigrantes, à morte de um menino por um torcedor armado com sinalizador.
Será sempre preciso acontecer o pior para que as autoridades tomem as iniciativas que deveriam e que poderiam ter sido tomadas antes de ocorrer esses terríveis "acidentes"?
Gésner Batista (Rio Claro, SP)

Rodovia
Sobre a reportagem "Plano emergencial da Imigrantes é insuficiente, diz Ecovias" ("Cotidiano", ontem), esclarecemos que a afirmação está fora de contexto. A explicação foi para mostrar que o "travamento" das rodovias administradas pela Ecovias estava relacionado aos alagamentos na Baixada Santista, o que impediu que os veículos saíssem do sistema viário. O plano emergencial da Ecovias foi fundamental para o restabelecimento das condições de tráfego em 31 horas, 18 delas passadas à noite, o que dificulta esse trabalho.
Cíntia Guimarães, assessora de comunicação da Ecovias (São Bernardo do Campo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA ROGÉRIO PAGNAN - A reportagem contemplou a observação da missivista.

Morte na UTI
Acho, no mínimo, desrespei-toso o mencionado "senso de humor" e os absurdos que se-riam ditos pelos médicos -cuja missão, assumida sob juramento, é a de aliviar o sofrimento dos que estão sob seus cuidados- nos hospitais.
Gostaria de lembrar ao médico Orlei Araújo (Painel do Leitor, 23/2) que uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), como o nome já diz, é um local em que doentes graves e gravíssimos se mantêm vivos e à espera de melhora ou de cura. Seu senso de humor em uma UTI está um tanto, se não totalmente, fora de lugar.
Inês Vieira Lopes Pires (Campinas, SP)

PSB
Em seu artigo "O PSB e a sucessão presidencial" (Tendências/Debates, ontem), o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, inexoravelmente se refere ao PT. Como todos sabemos, o único lançamento expresso, explícito e inequívoco de candidatura à Presidência em 2014 foi o do PT, mais especificamente por meio de Lula e da presidente Dilma.
Mário Cavalcanti (Goiânia, GO)

Yoani Sánchez
A maioria da população cubana sustenta sua forma de governo e seus governantes porque, com eles, a ilha se transformou numa digna nação que, a despeito de um embargo econômico imoral, alcançou índices de desenvolvimento sociais invejáveis, reconhecidos pela comunidade internacional. Mas é claro que a Revolução Cubana fez inimigos. Diante de tudo isso, não é de surpreender que surjam personagens como a senhora Yoani Sánchez, cuja estatura é insignificante diante da grandeza do patriotismo do povo cubano.
Renato Benzano (Salvador, BA)

Libertadores
Em vez de discutir o sexo dos anjos, por que não proibir a entrada de sinalizadores, fogos de artifício e outros objetos que possam causar eventuais danos em eventos de entretenimento, como os ocorridos recentemente? Até quando vamos usar argumentos inexistentes -como a famigerada fatalidade, que obviamente não existe, salvo em algumas manifestações da natureza?
Tania Maria Ribeiro de Almeida (Paulínia, SP)

Dia do ovo
Sobre a nota "Alvo fácil", publicada na coluna Painel ("Poder", 23/2), venho a público esclarecer o seguinte: o projeto de lei nº 41/2013 objetiva homenagear Bastos (SP), a cidade que é a maior produtora de ovos do Brasil. Ela é responsável por 45% da produção estadual de ovos, o que representa, aproximadamente, 147,5 milhões de ovos por dia, dados que repercutem diretamente na nossa economia e na geração de empregos. Em 1996, foi criado pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, o Dia Mundial do Ovo, que é comemorado na segunda sexta-feira do mês de outubro.
Vitor Sapienza, deputado estadual pelo PPS (São Paulo, SP)

Música clássica
Parabenizo o jornal pela nobre e excelente iniciativa do lançamento da Coleção Folha Música Clássica para Crianças. A boa música é, por seu poder de construção da personalidade e seu caráter universal, fator de crescimento espiritual e intelectual de todos. É excelente para a formação das nossas crianças rumo, também, à beleza, ao sentimento, à emoção, ao conhecimento dos que se fizeram grandes no seu tempo pelo seu "poder criador e libertador". Que a música atemporal do passado embale sonhos e brincadeiras. Que construa homens melhores e mais sensíveis. Parabéns!
Marli Mira Hoeltgebaum (São Paulo, SP)

Aranhas
Pegadinha? Sadismo (tenho uma amiga que deve ter odiado)? Mensagem sub-reptícia? A dúzia de aranhas que invadiu o caderno "Mundo" de ontem surpreendeu, mais pela ausência de explicação. Se foi apenas para preencher espaço, melhor teriam sido 12 haicais, 12 citações de peso ou 12 expressivas imagens fotográficas. Se não, falta explicação.
Rosa Maria Fabri Mazza (Tanabi, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - As imagens faziam parte de anúncio publicitário publicado à pág. A15 da edição de ontem.

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página