Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

FHC sai como favorito em eleição da ABL

Ex-presidente oficializou ontem sua candidatura à cadeira número 36, antes ocupada por João de Scantimburgo

Autor escreveu obras como "A Soma e o Resto" (2011) e "Mudanças Sociais na América Latina" (1969)

FABIO BRISOLLA MARCO AURÉLIO CANÔNICO DO RIO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso oficializou ontem sua candidatura naquela que promete ser a eleição mais fácil de sua carreira. A disputa é pela cadeira número 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Fernando Henrique disse à Folha que cedeu à insistência de seus amigos na ABL.

"Minha reticência sempre foi a de que não sou homem de letras e não queria criar constrangimentos por ter sido presidente da República. Mas agora, passados tantos anos da presidência e mantida, se não mesmo que ampliada, a convicção de vários membros da ABL de que eu deveria juntar-me a eles, acabei por concordar."

Na sessão de ontem da ABL, no centro do Rio, o advogado Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores no governo FHC, entregou a carta em que o ex-presidente formalizou sua inscrição após a sessão em homenagem ao jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), ex-diretor dos Diários Associados, morto na semana passada.

No primeiro dia de inscrição, a única candidatura apresentada foi a do ex-presidente. Outros interessados podem efetuar seus cadastros em até 30 dias. Os imortais da academia têm dois meses para eleger o novo membro.

"Não tenho dúvidas [da escolha de FHC]. Ele merece. Chega um momento da vida, após tanta luta, que é justo receber a realidade já acolchoada", disse Nélida Piñon, justificando a preferência.

O primeiro ocupante da cadeira 36 foi o Conde Afonso Celso (1860-1938), filho do Visconde de Ouro Preto.

O ex-presidente informou a sua disposição de abrir mão da candidatura "se algum dos muitos que têm mais méritos do que os meus quiser se apresentar". Segundo acadêmicos, FHC já conta com a maioria dos 38 votos (duas das 40 cadeiras estão vagas).

No próximo dia 11 ocorre a eleição do sucessor do poeta Lêdo Ivo (1924-2012), morto em dezembro passado. Onze candidatos estão na disputa, entre eles a jornalista Rosiska Darcy de Oliveira, favorita, o poeta Antonio Cicero e a historiadora Mary Del Priore.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página