Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Lista de revista americana tira Dilma e inclui Barbosa

DE SÃO PAULO DE BRASÍLIA

Nem jogador de futebol, nem uma estrela pop. A máscara mais vendida no Carnaval brasileiro foi a de Joaquim Barbosa, destaca a revista americana "Time" ao incluir o ministro na sua lista anual das cem personalidades mais influentes do mundo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) aparece na relação ao lado de nomes como Barack Obama, presidente dos EUA, e Malala Yousafzai, a paquistanesa que virou símbolo da luta pelos direitos das mulheres.

Outro brasileiro na lista, que em edições anteriores incluiu a presidente Dilma Rousseff e o bilionário Eike Batista, é o chef Alex Atala.

O perfil de Barbosa no site da revista é escrito pela professora da Universidade de Columbia Sarah Cleveland. Ela destaca a origem simples e o fato de Barbosa ter sido o primeiro negro a ocupar a presidência do Supremo.

A publicação lembra ainda que Barbosa foi nomeado por Lula para o STF e demonstrou ser um juiz independente, pois participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente, em referência ao julgamento do mensalão, no ano passado.

Ao comentar a inclusão do seu nome na lista, o ministro se disse "honrado". "Acho que é uma honra muito grande para este tribunal, para a jurisdição constitucional no Brasil. Quanto a mim, extremamente feliz e honrado."

No ano passado, era Dilma quem estava entre as cem mais influentes e seu perfil na revista foi escrito pela presidente argentina, Cristina Kirchner. A brasileira também figurou na lista em 2011.

O outro brasileiro da lista, Alex Atala, é o único chef do mundo entre os escolhidos. Em anos anteriores, já fizeram parte da lista grandes nomes da gastronomia mundial, como o catalão Ferran Adrià e o dinamarquês René Redzepi.

Foi o próprio Redzepi, aliás, quem escreveu o texto de apresentação de Atala na publicação. Ele destaca o chef brasileiro como "uma das pessoas mais dedicadas da indústria" da gastronomia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página