Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Funai retira fazendeiros de área indígena em Roraima

Ação atende a recomendação do Ministério Público para acabar com ocupações no local

DE MANAUS

A Funai (Fundação Nacional do Índio) iniciou uma nova retirada de fazendeiros da reserva indígena ianomâmi em Roraima. A ação atende a recomendação do Ministério Público Federal para acabar com a invasão de 16 fazendas.

Segundo o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco, três ocupantes de uma das fazendas já saíram, pacificamente, da reserva. Eles receberam uma indenização de R$ 159 mil. Pacheco disse que a Funai já depositou R$ 1,4 milhões para pagamentos das benfeitorias aos ocupantes de 11 fazendas.

Pessoas que estavam em outras cinco áreas não terão indenizações. "São posses posteriores à homologação, então são atos de má-fé e não têm direito a indenização", afirmou Fernando Pacheco. Não houve participação da Polícia Federal na operação.

A demarcação da terra indígena ianomâmi foi homologada em 1992. Situada na fronteira entre Brasil e Venezuela e com 96 mil quilômetros quadrados, área maior que a de Portugal, a reserva tem 279 aldeias e 21,5 mil índios.

A reportagem não conseguiu localizar os advogados dos fazendeiros para falar sobre a saída da reserva indígena. A Funai não comentou a operação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página