Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tem gente direcionada a fazer o mal, diz Lula sobre boato do Bolsa Família

Ministro afirma que investigação pode durar mais do que 30 dias

DE BRASÍLIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem os boatos no final de semana sobre o fim do Bolsa Família.

A repercussão da falsa notícia provocou uma corrida a caixas eletrônicos em 13 Estados, causando filas e, em alguns casos, depredações.

"O Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal", afirmou o ex-presidente ao chegar a seminário sobre as relações entre o Brasil e a África, promovido pelo jornal "Valor Econômico" em Brasília.

Lula minimizou o impacto sobre o programa. "O Bolsa Família é uma coisa tão consolidada no imaginário do povo que não vai ser um boato que vai atrapalhar."

A investigação do caso está sendo feita pela Polícia Federal. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a apuração é "complexa" e pode não terminar no prazo inicial de 30 dias.

O ministro disse que os culpados podem responder pelos crimes de fraude e estelionato e também afirmou não poder confirmar nem descartar a suspeita de que uma empresa de telemarketing tenha participado da ação.

VIAGENS

No seminário que participou ontem, Lula disse que não cobrará "um centavo de ninguém" para aumentar a presença de empresas brasileiras no exterior.

"Eu fazia [defesa das empresas] antes de ser presidente, fiz durante e continuo fazendo", afirmou.

Em março, a Folha revelou que, desde que deixou o poder até o ano passado, Lula fez 13 viagens pagas por empreiteiras a países da África e da América do Sul, onde essas empresas têm interesses.

"Nós achamos que o senhor deve continuar esse trabalho na África. Não é nós, o sindicato, é o Brasil, presidente", disse Rodolpho Tourinho Neto, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção Pesada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página