Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fotógrafo volta ao local onde fez a foto de Vladimir Herzog morto

Silvaldo Vieira diz ter sido usado para forjar a cena de suicídio

PATRÍCIA BRITTO DE SÃO PAULO

O fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, 59, voltou ontem ao local onde fez, há quase 38 anos, uma das fotografias mais conhecidas da ditadura militar: a do jornalista Vladimir Herzog morto no antigo DOI-Codi de São Paulo --órgão de repressão do regime e onde hoje funciona uma delegacia.

Vieira tinha 22 anos quando, no dia 25 de outubro de 1975, foi chamado para a missão de fotografar Herzog.

Ao chegar ao local, conta, encontrou o jornalista pendurado por um cinto no pescoço, preso a uma janela e com os pés no chão. Diz que achou a cena estranha, mas que era sua obrigação retratar.

"O que me chamou mais atenção foram os pés no chão. Eu achei estranho aquilo porque é difícil cometer suicídio assim", disse.

Segundo testemunhas, Herzog foi torturado no local até a morte. Mas a versão apresentada pelo Exército foi que ele havia se suicidado.

Em entrevista à Folha em 2012, Vieira disse ter sido usado pelo regime militar para forjar a cena de suicídio.

Ontem, o fotógrafo reconheceu o local, mas não conseguiu identificar a sala onde registrou a morte de Herzog.

Na época, Vieira estava na segunda semana de um curso de fotografia da Polícia Civil e, junto com os demais alunos, foi colocado à disposição do Dops (Departamento de Ordem e Política Social).

"Eu achava que ia ser uma foto de treinamento, e de repente foi uma coisa ultra sigilosa", disse durante a visita.

O fotógrafo afirma que não sabia quem era Herzog e, no dia seguinte, quando ouviu comentários sobre o caso, acreditou que "havia participado de uma farsa".

Em março, após pedido da Comissão Nacional da Verdade, a família de Herzog recebeu um novo atestado de óbito, onde a causa da morte foi substituída de "asfixia mecânica" para "lesões e maus tratos durante o interrogatório".

Vieira dará hoje depoimento à Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo, que pretende esclarecer as circunstâncias da morte de Herzog.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página