Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caixa informou PF sobre datas, diz deputado

DE BRASÍLIA

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou ontem que agentes da Polícia Federal foram informados no último dia 20 que a Caixa Econômica Federal havia antecipado o pagamento do programa Bolsa Família.

Anteontem, a Caixa admitiu que antecipou os pagamentos antes dos boatos sobre o fim do programa, que levaram a uma corrida aos bancos nos dias 18 e 19. Inicialmente a Caixa havia informado que a liberação dos pagamentos ocorreu após o boato.

O banco só mudou a versão na sexta-feira, após a Folha descobrir que uma dona de casa em Fortaleza (CE) retirou seu pagamento de forma antecipada já no dia 17.

Segundo Carlos Sampaio, que se reuniu com o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, técnicos do banco informaram a polícia sobre a antecipação do pagamento no início da semana passada.

"Segundo o delegado, segunda-feira passada, agentes já tinham informação de técnicos sobre a antecipação. Há uma semana, sabia que a Caixa antecipou o pagamento. A Caixa negou, mas recuou depois que foi confrontada com a Folha", disse o tucano.

Para Sampaio, o ato do comando da Caixa foi irresponsável. "Isso demonstra mais má fé por parte do comando da Caixa", completou.

O tucano disse que a PF trabalha com três linhas de investigação para o tumulto: a de boatos, a de uma disseminação pela internet e a de que uma empresa telemarketing teria acionado as pessoas.

Sampaio disse que, para a PF, a hipótese da empresa de telemarketing é mais fraca. "A princípio, só há uma única pessoa, dentre as milhares que acessaram os caixas eletrônicos, que teria afirmado, mesmo assim sem provas, que havia uma empresa de telemarketing", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página