Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado - em cima da hora

Agência brasileira leva prêmio mais importante em Cannes

Ogilvy & Mather Brasil vence a categoria Titanium com 'Retratos de Real Beleza', além de ser escolhida a agência do ano do festival

MARIANA BARBOSA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

A campanha "Retratos de Real Beleza", criada pela agência Ogilvy & Mather Brasil para a marca Dove, da Unilever, venceu ontem o mais importante prêmio do festival de publicidade de Cannes: o Grand Prix de Titanium.

A categoria Titanium existe há dez anos. Diferentemente das outras, são poucos leões e o Grand Prix é dado com ainda mais parcimônia.

Por três anos na última década não houve vencedor de GP de Titanium. O Brasil nunca havia ficado nem entre os finalistas.

O filme trata de autoestima e partiu da constatação de que apenas 4% das mulheres estão satisfeitas com a própria beleza.

Usando a linguagem de documentários, o comercial apresenta mulheres reais que são chamadas a se descrever detalhadamente. Um desenhista que trabalhou durante anos fazendo retrato falado para o FBI desenha cada uma das mulheres, sem vê-las, a partir da descrição que elas fazem de si mesmas.

Num segundo momento, o desenhista faz um novo retrato da mesma mulher, a partir da descrição de uma terceira pessoa. Em todos os casos, as mulheres ficaram mais bonitas no segundo retrato.

"É um trabalho que faz você pensar. Não existe receita de bolo para fazer um comercial assim. Ele simplesmente acontece", afirmou o presidente do júri, o publicitário Dan Wieden, da agência Wieden +Kennedy.

Para a jurada Susan Cradle, diretora de criação da Leo Burnett nos EUA, a campanha se destacou por ter conseguido levar valor para as pessoas.

"Falamos muito sobre o valor que os produtos devem ter na vida das pessoas. Essa campanha mostra que a comunicação também tem que ter valor."

"Retratos de Real Beleza" já é o vídeo de propaganda mais visto da história da internet. São mais de 163 milhões de acessos.

BRASIL BATE RECORDE

A publicidade brasileira leva para casa 114 leões, incluindo o Grand Prix de Titanium. Trata-se do melhor desempenho do país na história do festival.

Foram dois Grand Prix --Titanium e Promoção & Ativação--, ambos vencidos pela Ogilvy Brasil, por duas campanhas distintas.

Além de "Retratos de Real Beleza", a agência ganhou por "Torcedores Imortais", uma campanha de doação de órgãos em associação com o clube Sport, de Recife.

A Ogilvy Brasil também foi escolhida a agência do ano no festival.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página