Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

mercado em cima da hora

Brasil e Argentina têm 12 dias de livre comércio de veículos

RAQUEL LANDIM

De são paulo - Brasil e Argentina vão ter 12 dias de livre comércio de veículos. Os países não chegaram a um entendimento até ontem, quando expirou o atual acordo automotivo.

A expectativa, porém, é que a situação seja resolvida na próxima reunião do Mercosul, no dia 12 de julho, e que as condições que vigoravam até agora sejam mantidas. O prazo da prorrogação ainda está em aberto: 12, 18 ou até 24 meses.

Não deve haver mudanças no fluxo de veículos entre os dois países, porque as montadoras estão cientes de que o livre comércio é temporário.

Segundo a Folha apurou, não há clima político para concessões importantes. Por isso, a tendência é manter a regra de que para cada US$ 100 importados da Argentina em veículos e autopeças, o Brasil tenha direito a exportar US$ 195 sem pagar imposto de importação.

Ainda está em estudo, no entanto, atender alguma reivindicação dos argentinos.

Uma possibilidade é que etapas de produção na Argentina também sejam aceitas para as montadoras se cadastrarem no Inovar Auto, o novo regime automotivo brasileiro.

O Inovar Auto exige produção local para que a empresa tenha acesso a benefícios fiscais. A produção na Argentina seria opcional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página