Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Liminar barra criação de quatro tribunais

Presidente do STF acolhe pedido de entidade e suspende instalação de cortes em Curitiba, BH, Salvador e Manaus

Para associação de procuradores, projeto é inconstitucional; Barbosa é crítico de gasto extra com medida

DE BRASÍLIA

Um dos principais críticos da ampliação da estrutura da Justiça Federal, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, suspendeu na noite de ontem a criação de mais quatro tribunais regionais no país.

O ministro atendeu a pedido da Associação Nacional dos Procuradores Federais, que havia ingressado ontem no Supremo com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a medida.

A liminar concedida por Barbosa valerá até o julgamento da ação pelo plenário, ainda sem data definida.

O projeto de criação dos TRFs (Tribunais Regionais Federais), órgãos de segunda instância da Justiça Federal, foi aprovado pelo Congresso. A medida prevê a instalação das novas cortes em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus, elevando de 5 para 9 os TRFs do país.

O argumento da associação de procuradores é o de que a apresentação de projetos para a criação de tribunais é atribuição exclusiva do Judiciário e não do Congresso, como ocorreu neste caso.

A associação afirma ainda que a categoria, que atuaria em quase 50% dos processos em tramitação na Justiça Federal, terá suas condições de trabalho afetadas.

DISPUTA

O presidente do STF sempre se manifestou contra a medida que, segundo ele, além de não resolver o problema da morosidade da Justiça, foi gestada na "surdina".

Barbosa chegou a procurar a cúpula do Congresso para tentar barrar a proposta, mas não obteve sucesso.

Ele diz que haverá um gasto extra de R$ 8 bilhões com a criação das cortes.

Integrantes das entidades classistas rebatem os argumentos do ministro, afirmando que o custo deve ficar em torno de R$ 1 bilhão.

As associações dos juízes dizem que o projeto é importante para desafogar a Justiça Federal.

A insatisfação de Barbosa com a medida foi explicitada em um tenso encontro com representantes das três principais associações de magistrados do país, em abril.

Na ocasião, o ministro disse aos magistrados que a proposta foi aprovada de forma "sorrateira" e apostou que as novas sedes seriam construídas em "resorts".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página