Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O papa no Brasil

Cansado após a viagem, papa celebra missa só para cardeais

Em seu 2º dia no Brasil, Francisco descansou na casa da Arquidiocese do Rio

Pontífice acordou cedo e depois almoçou em companhia de cardeais e do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta

DO RIO

Em seu segundo dia no Rio, o papa Francisco seguiu a agenda prevista e não saiu da Residência Assumpção, o nome pelo qual é conhecida a casa da Arquidiocese do Rio, na zona norte da cidade.

O papa Francisco acordou cedo --às 6h--, comeu seis pães de queijo no café da manhã e às 7h celebrou uma missa na capela da casa para alguns cardeais.

O pontífice chegou a brincar com a variedade de idiomas dos presentes e disse, em português com sotaque, que falaria devagar para que todos pudessem entendê-lo.

Francisco já exibira o domínio do idioma falado no país no discurso feito logo depois da sua chegada ao Rio --ele falou por cerca de 15 minutos e surpreendeu os presentes com o uso de expressões coloquiais como "Cristo bota fé nos jovens".

Depois, aproveitou o restante da manhã para descansar em seu quarto.

O coral da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul, que pretendia se apresentar para o pontífice, foi recebido apenas por cardeais que estão hospedados na residência oficial.

Eles participaram da cerimônia de lançamento de medalha criada pela Casa da Moeda em homenagem à visita do papa Francisco.

"Ele está muito cansado dos compromissos de ontem. Mesmo ele não estando presente, foi emocionante cantar para os cardeais. Só de chegar pertinho dele fomos abençoados", disse a delegada da Polícia Civil Valéria Aragão, integrante do coral.

O passeio que a comitiva do pontífice faria ao Cristo Redentor ainda no período da manhã foi cancelado por causa do tempo chuvoso no Rio.

O papa almoçou na companhia de cardeais e do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude. De acordo com o funcionário da arquidiocese responsável pela infraestrutura da casa, Paulo Roberto Viana Portela, o pontífice dispensou o lanche da tarde.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página