Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Serra é submetido a cateterismo em SP para desobstruir artéria

Problema foi descoberto quando ele se preparava para uma cirurgia

DE SÃO PAULO

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), 71, foi submetido anteontem a um cateterismo cardíaco no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para desobstruir uma artéria que havia passado por um processo de calcificação.

Os médicos optaram por implantar um stent --espécie de tubo minúsculo que atua para reduzir o estreitamento da artéria-- no coração do tucano durante o procedimento. O ex-governador passa bem e ontem já falava e se alimentava normalmente.

Serra descobriu a obstrução ao fazer uma tomografia do coração, no último domingo. O exame foi pedido porque ele fará uma cirurgia na próstata, que está aumentada. O aumento é benigno, e a cirurgia, optativa. O ex-governador optou por fazê-la.

Na avaliação pré-operatória, a obstrução da artéria foi descoberta. Ontem, o hospital divulgou um boletim médico classificando o cateterismo como bem sucedido.

O ex-governador deverá receber alta entre hoje e amanhã. A cirurgia da próstata, que estava programada para esta semana, foi adiada em razão dos anticoagulantes que Serra terá de tomar por conta do cateterismo.

O filho do ex-governador acompanhou todo o procedimento. Serra está sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil, médico do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, e do urologista Miguel Srougi.

O tucano diagnosticou o aumento da próstata há cerca de três meses e chegou a ir aos Estados Unidos para fazer exames mais detalhados que descartaram a hipótese de um câncer, segundo pessoas próximas a ele.

A data da cirurgia da próstata não foi definida. Serra tem uma agenda de palestras a cumprir e, recentemente, retomou atividades políticas públicas --ele havia submergido após a derrota para o prefeito Fernando Haddad, na eleição do ano passado.

O tucano dá sinais de que quer disputar a eleição presidencial de 2014 e estuda deixar o PSDB.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página