Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Só erro de informação dará direito de resposta

Essa é a proposta de conselho do Congresso

DE BRASÍLIA

O Conselho de Comunicação Social do Congresso aprovou ontem parecer sugerindo alterações no projeto que prevê regulamentar o direito de resposta na imprensa. A principal mudança é a concessão do direito somente em casos de erro de informação.

O projeto original, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), prevê direito de resposta "gratuito e proporcional" a qualquer pessoa ou entidade que se sentir ofendida pelo conteúdo publicado.

O texto está pronto para votação no plenário do Senado desde maio, mas o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), requisitou ao órgão consultivo o parecer, que pode ser ou não acatado.

O parecer estabelece que o direito de resposta deve ser concedido em textos divulgados com fato errado ou mentiroso. O projeto original previa a retratação independentemente de haver erros.

Se o questionamento se referir a questões de juízo de valor, o conselho aponta a alternativa da ação judicial. O projeto fixa em até 60 dias o prazo para divulgar o direito de resposta, com espaço igual ao da notícia original.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página