Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Projeto também obriga municípios a divulgar emendas por audiências

DE BRASÍLIA

O projeto que torna obrigatória a execução de emendas parlamentares pelo governo apresenta um ingrediente extra, também polêmico: os municípios beneficiados ficam obrigados a fazer audiências públicas para "dar publicidade" às verbas recebidas.

Na prática, passa a ser uma obrigação constitucional que os prefeitos organizem eventos que servirão de propaganda para os parlamentares responsáveis pelas emendas.

Como a tendência é que o projeto seja aprovado a tempo de valer para 2014, congressistas terão garantidos um palanque oficial em rincões do país em ano eleitoral.

O texto foi incluído de última hora na comissão especial criada para examinar a proposta de emenda constitucional (PEC). O autor da medida, acolhida por unanimidade, é o deputado Ricardo Berzoini (SP) --representante do PT no grupo que discute a reforma política.

O relator da PEC, deputado Édio Lopes (PMDB-RR), buscou deixar claro que as audiências não teriam a função de discutir ou definir quais emendas deveriam ser destinadas para aquele município. Os eventos teriam só o objetivo de "divulgá-las".

Para Paulo Ziulkosky, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e contrário à proposta de execução impositiva de emendas, a medida é uma forma de financiamento público de campanha para a reeleição de deputados e senadores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página