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Só um consórcio se inscreve na licitação para metrô de Salvador
Sem concorrentes, CCR deve ser declarado vencedor no pregão
Um consórcio --formado por duas empresas denunciadas sob acusação de fraude e formação de cartel na licitação da linha 1 do metrô de Salvador-- foi o único interessado na nova concorrência para terminar o trecho inicial, fazer a linha 2 e administrar o sistema por 30 anos.
A linha 1 está em obras há 13 anos e até hoje não opera. Desde 2000 somente foram construídos 6 km pelo consórcio Metrosal (Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e a Siemens, investigada por formação de cartel). A obra já consumiu R$ 1 bilhão, recebeu 20 aditivos contratuais e também está na mira do Tribunal de Contas da União.
A Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa --responsáveis pelas obras da linha 1-- formam com a Soares Penido o grupo CCR, único consórcio que entregou proposta para a licitação anteontem na Bolsa de Valores de São Paulo.
Os investimentos previstos na obra são de R$ 3,6 bilhões em modelo de parceria público-privada (PPP). A maior fatia virá do governo federal. Serão construídos 12 km na linha 1 e 28 km na linha 2.
O edital ficou aberto por três meses. Consórcios liderados pela Queiroz Galvão, UTC Participações e Invepar (em parceria com Odebrecht) desistiram de participar.
Se houvesse disputa, quem apresentasse a oferta com menor necessidade de contrapartidas do Estado venceria a licitação. Como apenas um grupo se interessou pelo negócio, o valor apresentado pela CCR deverá ser declarado vencedor no pregão marcado para hoje na Bovespa.
Em seguida, será agendada a data para a abertura do terceiro e último dos envelopes, com a qualificação jurídica e financeira. Caso não haja impugnações, o contrato será assinado.
O secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, principal nome do PT à sucessão do governador Jaques Wagner, minimizou a presença de um só consórcio: "Nossa exigência não é apenas para construir o metrô, mas ter experiência para operar o sistema e prestar um bom serviço".
A CCR opera a linha 4 do metrô de São Paulo, a ponte Rio-Niterói, a via Dutra, o sistema Anhanguera-Bandeirantes e o trecho oeste do Rodoanel.