Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novos na corte, Zavascki e Barroso frustram defesa de condenados

DE BRASÍLIA

Aguardados com grande expectativa por advogados, os dois novos ministros do STF Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso se transformaram em sinônimo de frustração para a defesa dos condenados no mensalão.

Por entenderem que os embargos de declaração, recurso apresentado nesta etapa do julgamento, não podem alterar o que já foi julgado e servem só para corrigir pequenos detalhes, sem reverter penas, os dois são alvo de críticas entre os advogados.

O mais visado é Barroso. Seus discursos no sentido de que gostaria de reduzir a penas, mas que não pode pela natureza dos recursos, tem irritado as defesas.

Não é raro ouvir advogados no plenário dizendo que, se é para manter as condenações, que Barroso siga o exemplo de Zavascki, sem discursos políticos preparatórios.

Apesar das críticas e das recentes frustrações, as defesas ainda esperam que os dois votem a seu favor na análise sobre a validade dos embargos infringentes, tipo de recurso que pode resultar em um novo julgamento para réus que foram condenados com um placar apertado.

Doze dos 25 condenados estão nessa situação --a expectativa dos advogados é que os dois novos ministros pesem a favor deles.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página