Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em ofensiva sobre TSE, partido divulga depoimentos de artistas

Ator e cantora fazem vídeo para Rede com críticas à ação da Justiça

DE SÃO PAULO

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar, recorreu a artistas que apoiam a formação da sigla para pressionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na semana que antecede o julgamento do pedido de registro da legenda.

Em vídeos de um minuto enviados ao partido, o ator Marcos Palmeira e a cantora Adriana Calcanhotto dizem que a corte não pode negar o registro da sigla por falhas na estrutura da própria Justiça.

Amanhã está prevista a gravação de outro vídeo, com o ator Wagner Moura.

"Sou uma das pessoas que tiveram seu direito de voz na democracia negado por um motivo processual questionável", diz Calcanhotto, que teve a assinatura invalidada por não ter votado em 2012. "Peço que a Justiça reavalie o caso."

Também será divulgado outro filme com Palmeira, acompanhando pedido da Rede para que eleitores que assinaram as fichas mandem filmes.

Para ser oficializada, a legenda precisa de 492 mil fichas certificadas. Até agora, tem 440 mil, mas outras 95 mil foram dispensadas sem justificativa. A Rede pede que o TSE considere esses apoios para conceder o registro.

Na terça-feira, o cineasta Fernando Meirelles criticou o índice de rejeição no ABC paulista. "Cartórios de São Bernardo invalidaram até 78% de fichas. No Brasil [a média foi] 18%. Parece a capital do Maranhão. Com todo respeito aos maranhenses."

Hoje e amanhã, Marina segue seu périplo pelo TSE. Ela tem reuniões marcadas com os ministros Marco Aurélio Mello, João Otávio de Noronha e Luciana Lóssio. Também há a previsão de que a sigla apresente novas assinaturas ao TSE amanhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página