Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lula defende mandato para ministro do STF

Ex-presidente nomeou quatro dos atuais integrantes do tribunal e disse que teria 'mais critério' se fizesse escolha hoje

Petista afirma que país teria ficado 'ingovernável' com projeto de Constituição apresentado pelo PT

DE BRASÍLIA

Depois de dizer que teria "mais critério" hoje para nomear ministros do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os membros da corte tenham mandatos.

A declaração de Lula foi feita ontem, após evento na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em homenagem aos 25 anos da Constituição.

Hoje é o presidente da República quem escolhe os 11 ministros dos STF, que podem ficar no cargo até os 70 anos.

Segundo Lula, o modelo do mandato no STF teria como vantagem a "alternância".

"É preciso que a gente decida a questão do Supremo. Se vai ter mandato ou não, se vai ser 75 anos, se vai ficar como está. Porque senão as pessoas ficam 40, 35 anos. Acho que poderíamos consultar a OAB. Pode ter um mandato. É uma coisa que tem que ser discutida", disse.

Lula, contudo, não sugeriu de que modo seria a escolha dos ministros com mandato. "Se tudo no país pode ser renovado, por que um juiz tem que ficar a vida inteira? Não tem necessidade. Então acho que tem que ter mandato em tudo quanto é lugar", disse.

Lula indicou 4 dos 11 ministros que estão no STF hoje, incluindo seu presidente, Joaquim Barbosa. Relator do mensalão, Barbosa acatou a maioria das acusações contra os réus, entre eles José Dirceu, ex-ministro de Lula.

O ex-presidente também fez mea-culpa sobre a atuação do PT durante a Constituinte, quando o partido votou contra o texto aprovado.

"O PT foi o único partido que, no dia da instalação da Constituinte, entregou um projeto de Constituição. Só tínhamos 16 deputados, mas éramos desaforados como se fôssemos 500. Se nossa Constituição fosse aprovada, certamente seria ingovernável, porque éramos muito duros na queda", afirmou ele.

Lula pediu cautela a Marina Silva e Eduardo Campos, rivais potenciais da presidente Dilma Rousseff em 2014. Amigo de Campos, o ex-presidente comparou uma candidatura dele à derrota do Corinthians para a Portuguesa.

"As pessoas vão avaliar a conjuntura, aliados, pesquisas, tempo de TV, os palanques em cada Estado. Tudo isso pesa. É como um Corinthians, que jogou com a Portuguesa achando que o jogo era fácil e perdeu de 4 a 0. A política é um pouco isso."

FILHO DE ALENCAR

Ontem, Lula participou de almoço no Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente Michel Temer, com líderes do PMDB e Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice José Alencar, que se filiou à sigla.

Dono da Coteminas, Josué disse não ter "candidatura em mente", mas não descartá-la.

O ex-presidente cometeu uma gafe ao falar de Alencar, morto em 2011. "Duvido que no mundo tenha alguém que tenha tido um ex-presidente da qualidade do que eu tive", disse ele, junto do atual vice.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página